A CRIANÇA COM TRANSTORNO OPOSITIVO DESAFIADOR: INCLUSÃO, APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

  • Fabiana Zanol Araujo
  • Michell Pedruzzi Mendes Araújo

Resumo

O Transtorno Opositivo Desafiador é caracterizado por
comportamentos de negação, desafiadores, desobedientes e hostis para com
figuras de autoridade. Em geral, as crianças começam a apresentar as
características no início da infância, época em que esses comportamentos são
esperados. Por isso, há necessidade de se avaliar em que situações esses
comportamentos ocorrem, a intensidade e prejuízo que geram a fim de distinguir
esse transtorno dos desafios normais da idade. Tendo em vista a complexidade
do transtorno supracitado e a presença de um aluno com o mesmo em uma
escola de ensino comum do município de Vitória-ES, na qual trabalhamos,
resolvemos fazer este estudo que tem como objetivo central trazer à tona o
processo de inclusão do indivíduo com esse transtorno nas aulas de educação
física. Para atingir o objetivo exposto, recorremos à pesquisa-ação porque se
constitui uma metodologia importante para colocar em colaboração o praticante
e o pesquisador na implementação de ações didádico-pedagógicas. Para a
produção de dados, utilizamos a observação participante e, para a interpretação
deles, recorremos aos pressupostos da perspectiva sócio-histórica de Vigotski e
de seus colaboradores. Entendemos, pois, que essa perspectiva potencializa a
compreensão do ser humano a partir das relações que estabelece com os seus
pares. Como resultados desse trabalho, ressaltamos a necessidade de
propostas metodológicas para o trabalho pedagógico com a criança com esse
transtorno, considerando cada criança como um ser singular. Por isso, nós
professores devemos observar quais atividades a criança aprecia realizar dentro
do contexto escolar, assim, o contexto social e cultural do sujeito será valorizado
e as características das síndromes ou transtornos serão deixadas em segundo
plano.
Palavras-chave: Inclusão. Transtorno Opositivo Desafiador. Educação Física.

Publicado
2019-04-04
Seção
Comunicação Oral - Eixo 2 Propostas Curriculares e Práticas Pedagógicas