UM RELATO DE CASO SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA PÓS GRADUAÇÃO STRICTO SENSU

  • Joarbson Pires Sepulchro
  • Maycon de Oliveira Perovano
  • Sabrina Amaral Pinto Perovano

Resumo

Este texto tem por proposta colaborar para a reflexão do atendimento
educacional especializado (AEE) realizado em todas as esferas da educação
brasileira. Há que se dizer que o AEE já é uma realidade na educação básica
(educação infantil, ensino fundamental e médio), nos cursos técnicos e superiores de
Universidades/Institutos Federais/Estaduais e Universidades/Faculdades Privadas.
Entretanto, observa-se que nem todos esses espaços conseguem fornecer um
atendimento adequado para a realização desse trabalho. Buscando então pensar em
práticas que potencializem a aprendizagem em todas as esferas educacionais, este
trabalho tem por objetivo relatar parte do trabalho realizado no acompanhamento de
um aluno diagnosticado com deficiência visual – baixa visão no curso de doutorado
em educação do programa de pós-graduação em educação da Universidade Federal
do Espírito Santo (PPGE/CE/UFES). Como caminho metodológico, apostamos no
estudo de caso, pois ele “[...] é caracterizado pelo estudo exaustivo e em profundidade
de poucos objetos, de forma a permitir conhecimento amplo e específico do mesmo
[...]” (GIL, 2002). A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Espírito Santo -
Vitória/ES. O diálogo com Vigotski (1989, 1994), Lasta e Hillesheim (2014)), e outros
interlocutores, corroboraram para a reflexão e construção da pesquisa. Assim, cremos
que este estudo contribuirá não somente à educação básica e especial, mas servirá
de modelo a todas as áreas de conhecimento pensando a chegada dos alunos público
alvo da educação especial no ensino superior. Nesse ínterim, é notória a necessidade
de compreender que o trabalho do AEE precisa ser pensado também para o
acompanhamento dos alunos no ensino superior da Universidade Federal do Espírito
Santo - UFES, buscando potencializar tanto aos professores como aos alunos
fortalecendo as práticas de ensinar e aprender. Isso possibilitará uma aprendizagem
mais significativa e a sua preparação para o ingresso no mercado de trabalho.
Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado. Baixa Visão. Educação
Especial.

Publicado
2019-04-04
Seção
Comunicação Oral - Eixo 4 Atendimento Educacional Especializado