Ações Afirmativas para Afro-Brasileiros e Educação das Relações Étnico-Raciais

Maria Aparecida Miranda

Resumo


O objetiva da comunicação é contribuir para reflexões acerca das ações afirmativas e educação das relações étnico-raciais.  Em nossa atuação profissional e nos estudos que realizamos no campo da educação, buscamos observar como se constituem o formato dos espaços de negociação e diálogos para a garantia de direitos numa perspectiva afrocentrada. Isso tem oportunizado perceber mudanças engendradas a partir de conquistas de aportes jurídicos tais como: Lei n° 10.639/2003; Lei nº 10.678/2003; Lei 11.645/2008 e Lei n° 12.711/2012, que impõem desafios para novas práticas e estratégias educativas. Os achados que identificamos alinham-se aos seguintes autores: ASANTE (2009), FANON (2008), IANNI (1989), MAZAMA (2009), MIRANDA & PASSOS (2011), SANTOS JUNIOR (2010) e SALVADOR (2011).

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.