Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Argumentum?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

O processo de avaliação só terá início se o encaminhamento do original obedecer à Política de Seções e às demais recomendações descritas abaixo. Caso contrário será devolvido para adequação às normas.

Os (as) autores (as) (máximo de 4) que tiverem publicado artigo só poderão submeter novo trabalho depois de haver transcorrido 12 meses da publicação de um trabalho anterior, exceto quando convidado (a) pela Comissão  Editorial para elaborar resenhas, editoriais ou comentários específicos. Da mesma forma, se o trabalho submetido for reprovado, só será possível a submissão de um novo artigo transcorridos 12 meses da recusa do trabalho.

 Nos casos dos trabalhos com mais de uma autoria, após a aprovação do manuscrito, a contribuição individual de cada autor (a) deverá ser indicada no final do texto,  diante do nome do (a) autor (a), especificando a  modalidade da colaboração. As modalidades indicadas pela Argumentum são: a) concepção e delineamento  ou  análise  e interpretação  dos  dados; b) redação  do  artigo  ou  a  sua  revisão  crítica; c) aprovação  da versão a ser publicada. Ex. F. D.T trabalhou na revisão, crítica e B.C..D trabalhou na concepção e delineamento do artigo etc).

As questões éticas referentes às publicações de pesquisa com seres humanos são de inteira responsabilidade dos autores e devem estar em conformidade com os princípios contidos na Declaração de Helsinque da Associação Médica Mundial (1964, reformulada em 1975, 1983, 1989, 1996, 2000, 2008 e 2013) e na resolução 510/16 do Conselho Nacional de Saúde. As publicações deverão indicar no último parágrafo da seção Metodologia do artigo os aspectos éticos envolvidos no trabalho e número de registro em comitê de ética.

A Argumentum reserva-se no direito de não publicar trabalhos envolvendo seres humanos que não tenham sido aprovados em comitê de ética.

Todo e qualquer encaminhamento à revista deve acompanhada por (1) Declaração de Responsabilidade e a (2) Transferência de Direitos Autorais - marcados pelo(a) autor(a) durante o processo de submissão

Os trabalhos deverão ser entregues rigorosamente revisados, conforme as regras  gramaticais vigentes e as da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Durante a edição os trabalhos podem adaptados ao projeto e ao formato editorial do periódico. Para elaboração dos originais consultar as seguintes normas ABNT: NBR6022 (2003), para preparação de artigos em publicações periódicas, NBR6023 (2002), para elaboração das referências; NBR10520 (2002) para citações em documentos; NBR6028 (2003), para apresentação dos resumos. Nos aspectos gráficos (imagens, figuras, tabelas e gráficos, considerar as orientações da NBR14724 (2006) e das Normas Tabulares do IBGE.

 1 Formatação dos textos

 Página A4, fonte Times New Roman, corpo 12, as margens esquerda e superior devem ser apresentadas com 3 cm e as direita e inferior 2 cm. Usar espaçamento 1,5 e alinhamento justificado. As Referências devem ser alinhadas à esquerda com espaçamento simples. O tamanho do texto obedecerá à Política de Seções. Gravar em Word 2003, ou superior, ou ainda em RTF. Para destaques empregar itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL). O uso de aspas duplas para indicar trecho citado. Para destacar o título e subtítulos usar apenas negrito. O artigo não deve ultrapassar 40 mil caracteres (com espaço).

 2 Estrutura de apresentação dos artigos

2.1 Elementos pré-textuais

 Título e subtítulo: O título e subtítulo (se houver) devem figurar na página de abertura do artigo, separados por dois-pontos (:). Com extensão máxima de 12 palavras ou 75 caracteres com espaço, devem expressar, de forma clara e precisa, o conteúdo geral do artigo. Redigidos em corpo 14, negrito e centralizado na versão do idioma do texto e em outra língua estrangeira (inglês).

 Títulos de Seção: Redigidos em corpo 12, negrito, alinhado à esquerda. Quando for conveniente usar seções numeradas, usar algarismos arábicos alinhados na margem esquerda, precedendo o título, dele separado por um espaço - conforme NBR 6024.

 Nome(s) do(s) autor(es) - Será(ão) registrado(s) durante o processo de submissão apenas na seção Metadados (nunca no arquivo enviado para avaliação): em ordem direta (nome e sobrenome) seguido da instituição ao qual está(ão) vinculado(s). É obrigatório citar a(s) fonte(s) de financiamento quando houver. Na mesma seção, apresentar um mini currículo de, no máximo, 5 (cinco) linhas, com o(s) título(s) acadêmico(s), cargo(s) e  endereço(s) eletrônico(s). Ex. Profissão. Maior titulação e instituição formadora. Cargo que ocupa e instituição. Endereço da instituição. E-mail. ORC IC. 

Informar o ORC ID (Open Researcher and Contributor ID). Se ainda não possuir esse número, é necessário realizar o cadastro no seguinte endereço eletrônico: http://orcid.org/.

 Resumo: Em conformidade com a NBR 6028, trás a identificação do objeto, dos objetivos, metodologia e a principal conclusão. Deve ter até 900 caracteres (com espaço), O resumo deve ter versão na língua do texto e em língua estrangeira (inglês).

 Palavras-chave: Após o resumo indicar de 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, separadas entre si por ponto, com versão na língua do texto e em língua estrangeira (inglês).

 2.2 Elementos textuais dos artigos

 2.2.1 Introdução: parte inicial do artigo onde deve constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos úteis que melhor caracterizem o tema do artigo.

 2.2.2 Desenvolvimento: Contem a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. As seções e subseções podem ser usadas para melhor hierarquização e delimitação dos conteúdos.

 2.2.3 Conclusão

Parte final do artigo, dedicada à apresentação das conclusões correspondentes aos objetivos do estudo.

 2.2.4 Agradecimentos e/ou indicação das contribuições individuais dos autores: devem ser mencionados ao final do artigo em texto breve.

2.2.5 Glossário, apêndice(s), nota(s) e anexo(s): incluir apenas o absolutamente necessário. Caberá à Comissão Editorial julgar a necessidade de sua publicação.

 3 Regras para citações, referências e outros procedimentos

 3.1 Citações: todas as citações apresentadas no texto devem constar na lista de referências e seguir as orientações da norma ABNT NBR10520 (2002), com o sistema autor-data.

 3.1.1 Citações diretas, literais ou textuais:

Inseridas no texto: As citações breves (até três linhas) são incluídas no próprio texto, entre aspas.

Em destaque: As citações com mais de três linhas aparecem em parágrafo(s) destacado(s) do texto corrido (recuada para a linha do parágrafo na margem esquerda e margem direita igual à do texto), corpo 10, em espaçamento interlinear simples).

 3.1.2 Citações indiretas:

A fonte também deverá ser citada (autor, data, página) dentro do próprio parágrafo em que estão expostas as ideias do autor ou ao final do mesmo sob forma de nota bibliográfica.

 3.2 Referências

Conforme a NBR 6023, de agosto de 2002. Somente dos documentos efetivamente citados no trabalho. Alguns exemplos:

 3.2.1 Monografia no todo (inclui livro, teses, dissertações, entre outros)

 CISNE, Mirla. Feminismo e consciência de classe no Brasil. São Paulo:   Cortez, 2014.

 3.2.2 Parte de monografia (Inclui capítulo, volume, fragmento e outras partes de uma obra com autor(es) próprios e/ou título próprios).

 PRANDI, R. A religião do planeta global. In: A. P. Oro (Org.). Globalização e   religião. Petrópolis: Vozes, 1997.

 3.2.3 Legislação em meio eletrônico

 BRASIL. Lei nº 10.257, de 10 de julho de 2001. Regulamenta os artigos 182 e 183 da Constituição Federal e estabelece diretrizes gerais de política urbana e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil/LEIS/LEIS_2001/L10257.htm>. Acesso em: 12 set. 2002.

 3.2.4 Publicação periódica

 ARGUMENTUM. Vitória: Edufes, 2009-. Quadrimestral.

 3.2.5 Parte de revista

NOGUEIRA, V. R. À margem da lei. Revista Katálysis. Florianópolis: EDUFSC, v. 7,  n. 2, p. 122-135, jul./dez. 2003.

 

3.2.6 Artigo e/ou matéria de jornal

NAVES, P. Lagos andinos dão banho de beleza. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 jun., 1999. Folha de Turismo, Caderno 8, p.13.

 3.2.7 Artigo e/ou matéria de jornal em meio eletrônico

ARRANJO Tributário. Diário do Nordeste Online. Fortaleza, 27 nov. 1998. Disponível em: <http://www.diariodonordeste.com.br>. Acesso em: 25 ago. 1998.

 3.2.8 Evento

 SOUZA, L. et al. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCOS DE DADOS, 9., 1994. São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 1994, p. 3-4.

 4 Uso de siglas: Quando aparecem pela primeira vez no texto devem apresentar primeiro a forma completa e depois a sigla entre parênteses. Exemplo: Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS).

 5 Desenhos, fluxogramas, fotografias, gráficos, mapas, organogramas, tabelas e outros:

Devem estar inseridos no texto e não em seu final. Usados apenas quando for absolutamente necessário à clareza do texto, devem ser apresentados o mais próximo possível dos trechos a que se referem, numerados em algarismos arábicos, acompanhados de título e fonte na parte inferior da respectiva ilustração. Quando couber, relacionar esta fonte na lista de referências. Observar os procedimentos éticos em relação à fotografias (abaixo). Se as ilustrações enviadas já tiverem sido publicadas, mencionar o título, a fonte e o crédito. As imagens digitais devem ser apresentadas em 400DPIs para melhor resolução gráfica.

 6 Endereços na Internet

Todos os endereços de páginas na Internet (URLs) incluídas no texto (Ex.: http://www.ufes.br) devem se encontrar ativos e prontos para clicar.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.

  2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB).

  3. O texto segue todos os requisitos de formatação da revista segundo as "Diretrizes aos Autores" na página inicial do periódico.

  4. O manuscrito está de acordo com as normas técnicas da ABNT e em suas referências constam apenas as obras citadas no corpo do texto.

  5. A identificação de autoria do trabalho foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo, conforme instruções disponíveis na seção Assegurando a Avaliação Cega por Pares.

  6. Caso sejam solicitadas revisões pelos pareceristas, comprometo-me a providenciá-las no prazo recomendado. Sendo aceito o artigo, comprometo-me a providenciar a revisão de Português com profissional habilitado, enviando à revista a declaração formal do revisor sobre o trabalho realizado.

  7. Estou ciente de que a perspectiva de publicação de artigos nesse periódico é superior a 1 ano.

  8. Estou ciente dos termos da “Declaração de ética e boas práticas da publicação" descritos na seção Políticas da revista.

 

Declaração de Direito Autoral

Termo de Cessão de Direitos Autorais

Como condição para a submissão, os autores devem concordar com o Termo de Cessão de Direitos Autorais, marcando a caixa de seleção após a leitura das cláusulas.

O(s) autor(es) doravante designado(s) CEDENTE, por meio desta, cede e transfere, de forma gratuita, a propriedade dos direitos autorais relativos à revista Argumentum, do Programa de Pós-graduação em Política Social, Universidade Federal do Espírito Santo - Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras 29075-910, Vitória  (Brasil) doravante designada CESSIONÁRIA, nas condições descritas a seguir:

1. O CEDENTE declara que é (são) autor(es) e titular(es) da propriedade dos direitos autorais da OBRA submetida.

2. O CEDENTE declara que a OBRA não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros, que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada e que assume integral responsabilidade moral e/ou patrimonial, pelo seu conteúdo, perante terceiros.

3. O CEDENTE cede e transfere todos os direitos autorais relativos à OBRA à CESSIONÁRIA, especialmente os direitos de edição, de publicação, de tradução para outro idioma e de reprodução por qualquer processo ou técnica. A CESSIONÁRIA passa a ser proprietária exclusiva dos direitos referentes à OBRA, sendo vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outro meio de divulgação, impresso ou eletrônico, sem que haja prévia autorização escrita por parte da CESSIONÁRIA.

4. A cessão é gratuita e, portanto, não haverá qualquer tipo de remuneração pela utilização da OBRA pela CESSIONÁRIA.

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.