A potencialidade do desenvolvimento tecnológico e sua relação com o homem

Autores

  • Luiz Felipe Nunes
  • Marcio Assis Patussi

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v8i3.10284

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar o desenvolvimento tecnológico e sua relação com o homem. Com seu desenvolvimento, verificou-se a complexidade cada vez maior que o tema tem assumido em razão de sua potencialidade destrutiva e construtiva, cabendo ao sistema legislativo – nacional e internacional – a proteção de seu desenvolvimento e comércio. Verificou-se que em alguns casos que essa proteção acaba gerando um retrocesso, pois a proteção realidade através da propriedade intelectual acaba limitando o acesso a tecnologias e avanços científicos importantíssimos para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida humana. No presente estudo amparou-se no método de abordagem hipotético-dedutivo sendo que o trabalho foi realizado através de pesquisa bibliográfica. Conclui-se o trabalho apontando para a necessidade de se repensar o uso desenfreado dessas novas tecnologias em razão de sua potencialidade para o mal, sendo necessário compatibilizar seu desenvolvimento com o desenvolvimento duradouro e homeostático da humanidade, sendo necessário aprimorar os estudos acerca da sustentabilidade dessas novas tecnologias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Nunes

Doutorando e Bolsista CAPES/Prosup do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Direitos Sociais e Políticas Públicas da Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Mestre em Direito pela UNISC. Pós-Graduado lato sensu em Direito Civil pelo Instituto Meridional de Educação – IMED.  Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Passo Fundo – UPF. Membro Integrante e Pesquisador do Centro Integrado de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas (CIEPPP). Integrante do Grupo de Pesquisa “Espaço local e inclusão social”, coordenado pelo Prof. Pós-Doutor Ricardo Hermany e do Grupo “Patologias Corruptivas”, coordenado pelo Prof. Dr. Rogério Gesta Leal.. Advogado. E-mail: luizfelipenunes@gmail.com.

Marcio Assis Patussi

Mestrando do Programa de Pós-graduação stricto sensu em Direitos Sociais e Políticas Públicas da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC. Pós-Graduado lato sensu em Direito Civil pela Universidade de Passo Fundo – UPF. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade de Passo Fundo – UPF. Integrante do Grupo de Pesquisa “Instituições comunitárias e terceiro setor: contribuições para a teoria e o marco legal do terceiro setor no Brasil”, coordenado pelo Prof. Doutor João Pedro Schimdt. Advogado. E-mail: mpatussi@yahoo.com.br.

Downloads

Publicado

10-01-2017

Como Citar

Nunes, L. F., & Patussi, M. A. (2017). A potencialidade do desenvolvimento tecnológico e sua relação com o homem. Argumentum, 8(3), 133–145. https://doi.org/10.18315/argumentum.v8i3.10284