O lugar das políticas sociais no capitalismo contemporâneo

Autores

  • Rosa Maria Marques Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória (ES)

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i2.10517

Resumo

Este artigo trata das políticas sociais no capitalismo contemporâneo. Para isso, parte-se da análise das determinações do desenvolvimento do Welfare State – o que é precedida pela apresentação das principais teorias explicativas desse processo. A seguir, são apresentados os traços maiores do capitalismo contemporâneo, principalmente do capital dito financeiro, e analisadas as implicações da dominância desse tipo de capital em termos de produção, emprego, renda e políticas sociais. Conclui-se que não é do interesse desse capital manter políticas sociais organizadas e financiadas pelo Estado do tipo daquelas construídas no Welfare State, é que as mesmas, mais do que antes, dependem da força organizativa de seus interessados maiores para continuarem a existir, os trabalhadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rosa Maria Marques, Universidade Federal do Espírito Santo - Vitória (ES)

Professora titular do Departamento de Economia e do Programa de Estudos Pós-Graduados em Economia Política da PUCSP; líder do Grupo de Pesquisa Políticas para o Desenvolvimento Humano.

Downloads

Publicado

23-12-2015

Como Citar

Marques, R. M. (2015). O lugar das políticas sociais no capitalismo contemporâneo. Argumentum, 7(2), 7–21. https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i2.10517