Imigração, Território e as políticas de Seguridade Social

Autores

  • Líria Maria Bettiol Lanza Universidade Estadual de Londrina UEL
  • Amanda de Barros Santos Universidade Estadual de Londrina UEL
  • Júlia Ramalho Rodrigues Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v8i3.13263

Resumo

O presente artigo tematizou sobre o processo imigratório no Brasil recente e a necessidade de problematizar as políticas públicas de Seguridade Social e o território. Os imigrantes, ao se inserirem nos territórios de destino, dão significados aos mesmos, a partir de movimentos de desterritorialização e reterritorialização. Resultado de uma pesquisa qualitativa e documental, tendo como fonte documentos oficiais do Brasil e Paraná, identificamos nas políticas de Seguridade Social que há intencionalidade de propor ações que insiram os imigrantes no país. O conteúdo dos documentos é prescritivo e deixa muitas lacunas em relação a problemáticas já existentes no âmbito das políticas, como  a ausência de definição de fontes orçamentárias; a fragmentação das mesmas e uma complexa trama da relação público x sociedade civil no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Líria Maria Bettiol Lanza, Universidade Estadual de Londrina UEL

Assistente Social,Doutora e mestre em Serviço Social. Docente do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina. Pesquisadora das áreas de política social, com ênfase em Serviço Social, saúde,  trabalho cooperado. Atualmente  pesquisa e orienta trabalhos sobre território e políticas sociais.

Amanda de Barros Santos, Universidade Estadual de Londrina UEL

Assistente Social, mestranda do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina PR. Experiência profissional na área de assistência social. Atualmente desenvolve a pesquisa sobre o acesso dos imigrantes à política de assistência social no Paraná.

Júlia Ramalho Rodrigues, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda do curso de Serviço Social da Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é bolsista de Iniciação Científica pelo CNPq desenvolvendo estudos sobre os imigrantes haitianos e o acesso à política de saúde em Londrina.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

10-01-2017

Como Citar

Bettiol Lanza, L. M., Santos, A. de B., & Rodrigues, J. R. (2017). Imigração, Território e as políticas de Seguridade Social. Argumentum, 8(3), 54–66. https://doi.org/10.18315/argumentum.v8i3.13263