O Assistente Social representante do gestor no Conselho de Assistência Social

Autores

  • Cristiane Ferrari Canez Machado Universidade Federal de Santa Catarina
  • Tânia Regina Krüger Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18315/argum..v9i1.13328

Resumo

O trabalho apresenta uma análise acerca da participação e do exercício profissional do assistente social como representante do órgão gestor nos Conselhos Municipais de Assistência Social do estado de Santa Catarina. Serão apresentados dados de uma pesquisa utilizou como instrumento de coleta de dados questionários com questões abertas e fechadas. Esses instrumentos foram aplicados para profissionais que atuam ou atuaram na representação da gestão em diversas regiões do estado. Destacamos ainda que esta pesquisa se justificou pelo fato do profissional de Serviço Social estar ocupando, com mais frequência espaços de participação política, em especial, os conselhos. No geral, a pesquisa com os assistentes sociais que representam o gestor revelou grandes potencialidades, mas também indicou muitas passividades no exercício dessa função que a profissão vem ocupando há menos de trinta anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Ferrari Canez Machado, Universidade Federal de Santa Catarina

Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas-RS (UCPEL) e mestre em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Tânia Regina Krüger, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal de Santa Catarina.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

21-05-2017

Como Citar

Machado, C. F. C., & Krüger, T. R. (2017). O Assistente Social representante do gestor no Conselho de Assistência Social. Argumentum, 9(1), 150–163. https://doi.org/10.18315/argum.v9i1.13328