O trabalho infantil doméstico nas economias periféricas dependentes

Autores

  • Terçália Suassuna Vaz Lira Docente da Universidade Estadual daParaíba
  • Juliane Feix Peruzzo Universidade federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v8i3.13381

Resumo

O presente trabalho analisa o trabalho infantil doméstico na sociedade capitalista contemporânea e sua funcionalidade no atual contexto de crise estrutural do capital e de superexploração da força de trabalho no Brasil. Trata-se de uma análise das determinações presentes na persistente exploração do trabalho infantil nas economias periféricas dependentes. A exploração do trabalho infantil doméstico no contexto contemporâneo reflete a sobrecarga de trabalho imposta á mulher pelo aumento da sua inserção em espaços produtivos e as baixas condições salariais, associadas à quase inexistente alteração na cultura familiar que atribuí as mulheres as responsabilidades com os afazeres domésticos, configurando-se assim a exploração da exploração que se afirma frente o aviltamento do trabalho, que coloca a mulher no centro dos processos contemporâneos de superexploração do trabalho e da exploração do trabalho infantil doméstico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Terçália Suassuna Vaz Lira, Docente da Universidade Estadual daParaíba

Doutora em Serviço Social pela Univerisidade Federal de Pernambuco. Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba. Docente da Universidade Estadual da Paraíba. Membro do Núcleo de Estudo, pesquisa e extensão comunitária infanto-juvenil.

Juliane Feix Peruzzo, Universidade federal de Pernambuco

Profa. Dra. do Curso de Serviço Social da Universidade Federal de Parnamubo.

Downloads

Publicado

10-01-2017

Como Citar

Lira, T. S. V., & Peruzzo, J. F. (2017). O trabalho infantil doméstico nas economias periféricas dependentes. Argumentum, 8(3), 91–104. https://doi.org/10.18315/argumentum.v8i3.13381

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)