Hacking político: crime cibernético ou manifestação legal de protesto?

Autores

  • Bárbara Maria Farias Mota Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Renato Hayashi Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
  • Antônio Tôrres Fernandes Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v8i3.13396

Resumo

O presente trabalho discute as controvérsias em torno de protestos online transgressivos (DDoS, Deface e Leak) a partir da atuação da rede hacktivista Anonymous. Diferentemente de outras formas de manifestações no ambiente virtual, esse tipo de intervenção – coordenada por indivíduos com expertise computacional – encontra-se na fronteira entre o que é ou não politicamente permissível e lícito. Frente a isso, são confrontadas as principais interpretações que permeiam esse debate, concedendo-se especial atenção à abordagem do tema pela legislação brasileira, que tipifica esses atos como delitos informáticos. Essa perspectiva contrasta com a compreensão de que esses atos são socialmente justificáveis como manifestações legais de protesto, a depender de seus propósitos. Este trabalho espera contribuir para os futuros debates acerca das novas táticas de ação na esfera pública interconectada e para o aperfeiçoamento da legislação brasileira sobre o tema.


Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bárbara Maria Farias Mota, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestranda em Sociologia e Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente é integrante do Grupo Métodos de Pesquisa em Ciência Política (DCP/UFPE).

Renato Hayashi, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Mestrando em Políticas Públicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Integrante do Grupo Métodos de Pesquisa em Ciência Política da UFPE. Especialista em Direito e Processo do Trabalho. Professor e Coordenador de Pós-graduação da Uninassau e da Faculdade Joaquim Nabuco. Advogado. Assessor Jurídico da Câmara Municipal do Recife.

Antônio Tôrres Fernandes, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Graduando em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Integrante do Grupo Métodos de Pesquisa em Ciência Política da UFPE.

Downloads

Publicado

10-01-2017

Como Citar

Farias Mota, B. M., Hayashi, R., & Tôrres Fernandes, A. (2017). Hacking político: crime cibernético ou manifestação legal de protesto?. Argumentum, 8(3), 122–132. https://doi.org/10.18315/argumentum.v8i3.13396