O “protagonismo” das mulheres nas políticas e programas sociais nos governos Dilma

Autores

  • Emilly Marques Tenorio Tribunal de Justiça do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.18315/argum..v9i1.13670

Resumo

O presente artigo pretende verificar quais políticas e programas sociais foram defendidos nos anos de governo Dilma (2011-2015) como relevantes especialmente para as mulheres, para saber quais argumentações que são apresentadas para tal “protagonismo”. Apontamos que o fato de ser a primeira mulher presidente do Brasil poderia trazer representatividade e maior visibilidade às pautas feministas, porém as respostas políticas dependem da perspectiva classista adotadas em sua gestão. Como metodologia, realizamos pesquisa documental utilizando a técnica de análise de conteúdo para analisar seus discursos presidenciais, realizados entre 2014 e 2015, período em que ocorreu a transição entre suas gestões. Selecionamos, após a leitura exploratória, os programas “Minha Casa, Minha Vida”,Bolsa Família” e o “Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego”. Concluímos, a partir da análise dos seus pronunciamentos direcionados às mulheres, que, sob o discurso liberal do empoderamento e autonomia, as mulheres ganham centralidade nas políticas sociais, o que fortalece a individualização e o familismo, incompatíveis com os valores do feminismo socialista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilly Marques Tenorio, Tribunal de Justiça do Espírito Santo

Assistente Social do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, especialista em Gênero e Sexualidade pela UERJ e mestranda do Programa de Pós-graduação em Política Social da UFES.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

21-05-2017

Como Citar

Tenorio, E. M. (2017). O “protagonismo” das mulheres nas políticas e programas sociais nos governos Dilma. Argumentum, 9(1), 61–74. https://doi.org/10.18315/argum.v9i1.13670