“Trabalhadora não é o feminino de trabalhador": superexploração sobre o trabalho das mulheres

Autores

  • Maressa Fauzia Pessoa Dantas Universidade Federal da Paraíba
  • Mirla Cisne Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.18315/argum..v9i1.13722

Resumo

O presente trabalho apresentará o debate sobre as categorias relações sociais de sexo, patriarcado e divisão sexual do trabalho, com o objetivo de compreender os impactos da desigualdade entre os sexos na relação capital-trabalho sobre as mulheres trabalhadoras, bem como a impossibilidade da emancipação feminina na sociedade capitalista. Para tanto, realizamos uma pesquisa bibliográfica sobre a dominação/exploração da mulher no marco das relações sociais do modo de produção patriarcal-racista-capitalista com base na perspectiva marxista-feminista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maressa Fauzia Pessoa Dantas, Universidade Federal da Paraíba

Graduanda em Serviço Social pela Universidade Federal da Paraíba; integrante do Grupo de Pesquisas sobre Trabalho (GPT)

Mirla Cisne, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Professora Doutora da UERN, líder do Grupo de Estudos e Pesquisa das Relações Sociais de Gênero e Feminismo(GEF); integrante do Núcleo de Estudos sobre a Mulher Simone de Beauvoir (NEM) e do GTP da ABEPSS Serviço Social, Relações de Exploração/Opressão de Gênero, Raça/Etnia, Geração, Sexualidades.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

21-05-2017

Como Citar

Pessoa Dantas, M. F., & Cisne, M. (2017). “Trabalhadora não é o feminino de trabalhador": superexploração sobre o trabalho das mulheres. Argumentum, 9(1), 75–88. https://doi.org/10.18315/argum.v9i1.13722