Centrismo e híbrido político: o sentido da política

Autores

  • Alysson Hübner Instituto Federal Sul-Rio-Grandense
  • Joel Paese Universidade Federal de Mato Grosso – Cuiabá (MT)

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i2.17478

Resumo

Os posicionamentos políticos têm gerado sentidos extremamente heterogêneos. As noções de direita, esquerda e centro tem sido utilizadas para observar a posição política que os agentes possuem na sociedade. Este artigo tem por objetivo observar, a partir da sociologia compreensiva de Max Weber, qual é a conexão de sentido que os docentes do campus Sapucaia do Sul, do Instituto Federal Sul-rio-grandense, atribuem a determinada posição política, a fim de identificar como se percebem politicamente nestas categorias. Foram realizados, para tanto, 6 tipificações políticas: direita, centro-direita, centro, centro-esquerda, esquerda e outro. Os resultados apontam para uma ampla predominância da perspectiva vinculada ao posicionamento centro-esquerda, que corresponde a 43% dos docentes, seguidos respectivamente de esquerda 22%, centro-direita 14%, outro 14% e centro 7%. Estes dados apontam para uma perspectiva diferente daquela atribuída pelo senso comum, que considera todas as instituições públicas de educação como de “esquerda”. A noção de “centro”, vinculada à esquerda, bem como a de direita, quando somadas — nos 3 posicionamentos — correspondem a 64%. Assim, a noção de centrismo, conforme Norberto Bobbio, ou híbrido político, é mais adequada para compreender os posicionamentos políticos dos docentes, bem como outros modelos de Estado, conforme Hutton e Giddens, na qual as instituições públicas e privadas são observadas de maneira complexa. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alysson Hübner, Instituto Federal Sul-Rio-Grandense

Possui graduação em Ciências Políticas e Sociais pelo Centro Universitário Católico do Sudoeste do Paraná (2004), mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007) e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (2014), atuando principalmente no seguinte tema: globalização, construção social e percepção. Trabalha no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense.

Joel Paese, Universidade Federal de Mato Grosso – Cuiabá (MT)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1993), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997) e doutorado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). É professor da Universidade Federal de Mato Grosso. Trabalha com o tema das utopias políticas modernas e sua conexão com a cultura e a política na modernidade.

Downloads

Publicado

31-08-2018

Como Citar

Hübner, A., & Paese, J. (2018). Centrismo e híbrido político: o sentido da política. Argumentum, 10(2), 174–189. https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i2.17478