Política social: políticas para o capital ou para o trabalhador? / Social policy: policies for the capital or for the worker?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i3.18397

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa teórica construída ao longo do meu percurso acadêmico e também de debates realizados em sala de aula, projetos de iniciação cientifica que tem como tema a política social. Nosso  objetivo é trazer algumas reflexões sobre o fundamento da política social e a intencionalidade da mesma no modo de produção capitalista. Não queremos, em modo algum, desconsiderar a luta de classes como elemento de superação da ordem burguesa, mas nossas análises apontam para a política social como instrumento de garantia do modo de produção capitalista e, como tal, são políticas que serviram e servem ao longo da história  para superação de crises  econômicas e, por esta razão,  configuram-se como políticas para o capital e não para os trabalhadores, embora em alguns momentos atenda minimamente as necessidades dos mesmos. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ednéia Alves OLiveira, Universidade Federal de Juiz de Fora –Juiz de Fora (MG)

Doutora em SERVIÇO SOCIAL pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)- área de concentração: Trabalho e Relações Sociais. Atualmente é professora efetiva  da Universidade Federal de Juiz de Fora, colaboradora do Projeto de Pesquisa Liga dos Comunistas_ Núcleo de Estudos Marxistas, vinculado ao CNPq e integrante do grupo de pesquisa, trabalho, nercado de trabalho e Serviço Social. Tem experiência nas áreas de Serviço Social, assessoria aos movimentos sociais, sindicatos e trabalho e políticas sociais.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

23-12-2018

Como Citar

OLiveira, E. A. (2018). Política social: políticas para o capital ou para o trabalhador? / Social policy: policies for the capital or for the worker?. Argumentum, 10(3), 232–243. https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i3.18397