Pessoas trans vão à escola: o desafio de habitar um espaço disciplinar / Trans people who attend school: the challenge of living in a disciplinary space

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i3.18736

Resumo

A escola, como instituição disciplinar, vem nos últimos séculos esquadrinhando, vigiando, normalizando e punindo os corpos estudantes a partir de normas para gênero e sexualidade. Este texto tratará dos conflitos ocorridos nos processos escolares entre normas de gênero e pessoas trans, que escapam as estratégias para disciplinar e normalizar seus gêneros, corpos, sexualidades. Aferimos que esses embates têm produzido violência física e moral, impedindo o acesso e a permanência das pessoas trans à escola. Acreditamos que os múltiplos processos de resistência são importantes estratégias para caminhar rumo à construção de uma escola onde caiba a diversidade humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pablo Cardozo Rocon, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)/ Docente

Assistente Social, Mestre em Saúde Coletiva e Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Professor do Instituto de Saúde Coletiva da Univerisdade Federal de Mato Grosso.

Alexsandro Rodrigues, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)/ Docente

Doutor em Educação. Professor do Departamento de Teorias e Práticas Educacionais e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas em Sexualidades da UFES.

Maria Elizabeth Barros de Barros, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)/ Docente

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional e do Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Coordena o Núcleo de Estudos e de Pesquisas em Subjetividade e Políticas.

Downloads

Publicado

23-12-2018

Como Citar

Rocon, P. C., Rodrigues, A., & Barros, M. E. B. de. (2018). Pessoas trans vão à escola: o desafio de habitar um espaço disciplinar / Trans people who attend school: the challenge of living in a disciplinary space. Argumentum, 10(3), 272–285. https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i3.18736

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)