O acolhimento na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: percepção usuários/as e profissionais

Autores

  • Aline Rodrigues Silva Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Edla Hoffmann Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Sabrina Silva Zacaron Maternidade Escola Januário Cicco(MEJC/UFRN)

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i1.18739

Resumo

Este artigo tem por objetivo discutir concepções dos profissionais e usuários(as) acerca do acolhimento na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal da Maternidade Escola Januário Cicco (UTIN/MEJC). Neste sentido, buscou-se evidenciar os desafios que implicam na efetivação dos vínculos entre os(as) profissionais e usuários(as). Caracteriza-se como um estudo qualitativo, de enfoque misto, apresentando análises dos dados coletados mediante entrevistas com as famílias e questionários aplicados aos profissionais da UTIN. Os resultados apontam que tanto os/as profissionais, como os(as) usuários(as) possuem dificuldades de compreensão acerca do conceito de acolhimento na saúde. Por sua vez, o processo de vinculação na UTIN tem sido fragilizado em detrimento de dificuldades em que os profissionais encaram diariamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Rodrigues Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Assistente Social. Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Natal- RN/ Brasil). Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Intensivismo Neonatal pela Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC/UFRN). E-mail:<allyne_silva1@hotmail.com>

Edla Hoffmann, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS, Brasil). Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) Natal-RN/Brasil. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Questão Social, Política Social e Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, Brasil)

Sabrina Silva Zacaron, Maternidade Escola Januário Cicco(MEJC/UFRN)

Assistente social da Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC/UFRN) Natal-RN/Brasil. Mestre em Serviço Social pelo Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Especialista no Programa de Residência em Atenção Integral à Saúde do Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE/UERJ). Docente de Serviço Social pela Universidade Potiguar (UnP).

Downloads

Publicado

28-06-2018

Como Citar

Silva, A. R., Hoffmann, E., & Zacaron, S. S. (2018). O acolhimento na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal: percepção usuários/as e profissionais. Argumentum, 10(1), 198–212. https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i1.18739