Sempre sonhei estudar fora: mobilidade internacional entre estudantes em vulnerabilidade socioeconômica

Autores

  • Cláudia Priscila C. dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL http://orcid.org/0000-0001-5337-8371
  • Jorge Ferreira Instituto Universitário de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i2.18764

Resumo

A internacionalização e a mobilidade estudantil têm recebido destaque no quadro da sociedade do conhecimento e da economia em escala global, principalmente após o Processo de Bolonha. Problematizamos a igualdade de oportunidades na participação em programas de mobilidade internacional, identificando a integração de estudantes em vulnerabilidade socioeconômica em tais programas, no Brasil e em Portugal. Por meio de um estudo comparativo de natureza quantitativa e qualitativa, analisamos os fatores que determinam as experiências de participação e de não participação bem como os contributos e as motivações à participação. Concluímos que os fatores institucional, familiar, individual e linguístico, conjugados ao financeiro são determinantes à participação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Priscila C. dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina Instituto Universitário de Lisboa - ISCTE-IUL

Doutoranda em Serviço Social do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa. Assistente social da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Santa Catarina. Investigadora no Núcleo de Doutorandos Latino América - NUDLA/ISCTE-IUL.

Jorge Ferreira, Instituto Universitário de Lisboa

Professor auxiliar do Departamento de Sociologia e Políticas Públicas no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL). Doutor em Serviço Social pelo ISCTE-IUL. Mestre em Serviço Social pelo Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa (ISSSL). Investigador no Centro de Investigação em Estudo em Sociologia (CIES/IUL). Supervisor científico do Núcleo de Doutorandos em Serviço Social do ISCTE – Latino América (NUDLA/ISCTE).

Downloads

Publicado

31-08-2018

Como Citar

Santos, C. P. C. dos, & Ferreira, J. (2018). Sempre sonhei estudar fora: mobilidade internacional entre estudantes em vulnerabilidade socioeconômica. Argumentum, 10(2), 220–237. https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i2.18764