Cadeia de precarização: estudo de caso com recicladores de Salvador, Bahia / The Chain of casualisation: a case study of recyclers from Salvador, Bahia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i3.18784

Resumo

O referente artigo tem por objetivo investigar os impactos que a dinâmica da cadeia produtiva da reciclagem pode acarretar para as condições de trabalho de catadores de materiais recicláveis da Região Metropolitana de Salvador (RMS), Bahia (BA). Tem como base empírica uma pesquisa de campo realizada em 2014 com catadores de rua e trabalhadores assalariados de uma empresa de coleta e triagem de materiais recicláveis de Salvador, BA. Ademais, contempla oito entrevistas com catadores de quatro cooperativas da RMS, realizadas no ano de 2009 (JESUS, 2010). O estudo evidencia a prática de mecanismos econômicos, no interior da cadeia, que resultam em consequências precarizantes para os trabalhadores em foco. Entre elas destacam-se: impossibilidade de acesso a direitos trabalhistas; intensificação da jornada de trabalho; risco de adoecimento e de acidentes de trabalho etc.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stefano Herkenhoff Gama, IBGE/ Salvador/ Bahia

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2012). Mestre em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal da Bahia (2015). Foi pesquisador no Programa Institucional Voluntário de Iniciação Científica da UFES (2009-2010). Estagiou na Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura Municipal de Vitória, Espírito Santo (2011). Trabalhou como bolsista no Projeto de Extensão da Incubadora Tecnológica de Empreendimentos de Economia Solidária da UFES (2012). Atua como professor, pesquisador, assessor e consultor dos seguintes temas: Sociologia, Sociologia do Trabalho, Gestão de Resíduos Sólidos, Desigualdades Sociais. Integrou o Laboratório de Estudos Políticos, grupo de pesquisa da Universidade Federal do Espírito Santo (2009-2010). Integrou os grupos de pesquisa: 1) Trabalho, Precarização e Resistências, vinculado à Universidade Federal da Bahia e 2) ao Grupo de Pesquisa em Gestão Ambiental e Empreendimentos Sociais (GAMDES), vinculado à Universidade Católica de Salvador (UCSAL). Atualmente trabalha no IBGE.

Selma Cristina Silva de Jesus, Universidade Federal da Bahia

Professora da Faculdade de Educação da UFBA. Professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em Humanidades (CRH) da UFBA. Pós-doutorado em sociologia e bolsista do Programa Nacional de Pós-doutorado da Capes na UFBA. Doutora em Ciências Sociais pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da UFBa. Realizou Doutorado Sanduíche na École des Hautes Édutes en Sciences Sociales, em Paris/França. Atualmente faz pós-doutorado no Laboratório Sophiapol da Universidade de Paris Ouest La Défense. Possui Licenciatura em Ciências Sociais e Bacharelado em Sociologia pela UFBA. Tem experiência na área de ensino, pesquisa e extensão, tendo atuado em curso de graduação e pós-graduação de instituições de ensino superior públicas e privadas. Principais áreas de atuação profissional: sociologia, educação e metodologia de pesquisa.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

23-12-2018

Como Citar

Gama, S. H., & Jesus, S. C. S. de. (2018). Cadeia de precarização: estudo de caso com recicladores de Salvador, Bahia / The Chain of casualisation: a case study of recyclers from Salvador, Bahia. Argumentum, 10(3), 302–316. https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i3.18784