Política social e emancipação humana no capitalismo contemporâneo: reflexões marxistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i2.19686

Resumo

À luz do debate que atualmente inquieta estudiosos/as da política social, especialmente no âmbito do Serviço Social brasileiro, este artigo teve o objetivo geral de traçar algumas diretrizes do debate marxista sobre emancipação política e emancipação humana e, como objetivo específico, pretendeu sinalizar algumas proposições relacionadas a como a política social pode se constituir em mediação para a emancipação humana. Com base em pesquisa de tipo bibliográfica, em que se abordaram diferentes concepções de autores marxistas sobre o tema, apresentaram-se três sugestões a respeito da funcionalidade da política social nas lutas revolucionárias. Para além do juízo de valor a ser feito acerca do que foi proposto, argumenta-se que a política social faz parte do cotidiano da classe trabalhadora e, por isso, deve ser concebida como mediação para a busca pela emancipação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thais Soares Caramuru, Universidade de Brasília.

Economista. Doutoranda em Política Social (UnB). Mestrado em Política Social (UnB). Analista Técnica de Políticas Sociais no Ministério da Educação. Esplanada dos Ministérios, Bloco L, CEP: 70.047-900. email: tcaramuru@gmail.com.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

31-08-2018

Como Citar

Caramuru, T. S. (2018). Política social e emancipação humana no capitalismo contemporâneo: reflexões marxistas. Argumentum, 10(2), 148–160. https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i2.19686