Direitos dos usuários da saúde: percepção dos profissionais de um hospital de urgência / The Rights of healthcare users: the views of professionals from an emergency hospital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i3.20807

Resumo

O presente artigo busca analisar a concepção da equipe de profissionais estatutários do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre/RS sob os direitos contidos na Carta de Direitos dos Usuários da Saúde. Trata-se de um estudo qualitativo, por meio de aplicação de questionário semiestruturado entre os meses de outubro a novembro de 2017. A amostra foi composta por 12 profissionais que integram a equipe multiprofissional, sendo enfermeiros, fisioterapeutas, médicos, nutricionistas, psicólogos e assistentes sociais. Sugere-se que o insipiente conhecimento dos profissionais sobre os direitos dos usuários, somado aos desafios institucionais, contribuem para a fragilização do atendimento humanizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Marques, Centro Universitário Metodista IPA

Assistente Social. Doutor (2017) e Mestre (2014) em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade FEEVALE; Especialista no Pensamento Marxista pela Faculdade Porto-Alegrense-FAPA (2011); Graduado em Serviço Social pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA (2010). Desenvolve seus estudos e pesquisas sobre as temáticas políticas públicas, capital social, participação e Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Atua como colaborador do grupo de pesquisa Metropolização e Desenvolvimento Regional da Universidade FEEVALE. É professor do Curso de Serviço Social no Centro Universitário Metodista IPA/Porto Alegre.

Thaiane Schaun Ferreira, Centro Universitário Metodista IPA

Assistente Social graduada pela Universidade Católica de Pelotas/RS (UCPEL), Especialista em Urgência e Emergência pelo Programa de Residência do Hospital de Pronto Socorro de Porto Alegre/RS (HPS) vinculado ao Centro Universitário Metodista do Sul IPA. Pós-graduada em Gestão Social: Políticas Públicas, Redes e Defesa de Direitos pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR). Possui experiência na área hospitalar com foco em urgência e emergência; serviço de atendimento domiciliar; saúde comunitária e de Serviço Social empresarial com foco na saúde do trabalhador.

Downloads

Arquivos adicionais

Publicado

23-12-2018

Como Citar

Marques, D., & Ferreira, T. S. (2018). Direitos dos usuários da saúde: percepção dos profissionais de um hospital de urgência / The Rights of healthcare users: the views of professionals from an emergency hospital. Argumentum, 10(3), 217–231. https://doi.org/10.18315/argumentum.v10i3.20807