Sonhos inquietantes: metamorfoses do Estado brasileiro na segunda metade do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v11i2.22731

Resumo

O artigo traça um panorama sobre transformações sociais, políticas e econômicas ocorridas no âmbito do Estado brasileiro a partir da segunda metade do séc. XX, tomando como hipótese que tais aspectos incidem na questão democrática no Brasil deste início de séc. XXI. Para tanto, pautados em revisão bibliográfica, adotamos uma perspectiva segundo a qual processos iniciados durante a ditadura civil-militar brasileira (1964-1985) ecoaram no aparelho do Estado pós-ditadura e em suas relações com a ordem social e a ordem econômica, sobretudo no que se refere à redemocratização política e a liberalização econômica das décadas de 1980 e 1990. O estudo aponta que, no Brasil, esses processos estão na raiz das limitações democráticas contemporâneas, denotando o autoritarismo dos aparelhos do Estado brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vicente Arruda Câmara Rodrigues

Doutorando em Direito, com mestrado e graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua como assistente da direção-geral do Arquivo Nacional e como pesquisador associado do Laboratório de Estudos Teóricos e Analíticos sobre o Comportamento das Instituições - Faculdade Nacional de Direito. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, atuando principalmente nos seguintes temas: direitos humanos e direitos fundamentais, direito de acesso à informação e proteção a dados pessoais e governamentais.

Inez Stampa, PUC-Rio

Possui graduação em Ciências Sociais (1988) e em Serviço Social (1997) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mestrado (2000) e doutorado (2007) em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Pós-doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com ênfase em Sociologia do Trabalho (2014). É professora do Departamento de Serviço Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, onde coordena o Programa de Pós-graduação em Serviço Social (mestrado acadêmico e doutorado). Pesquisadora na área de serviço social, trabalho e políticas públicas. Tem experiência nas áreas de Serviço Social, Sociologia e Arquivologia, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: trabalho, serviço social, memória social, políticas públicas e direito à memória e à verdade. É membro eleito da diretoria executiva da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social ABEPSS e da Associação Brasileira de Estudos do Trabalho - ABET; Membro do Opening the Archives: Documenting US-Brazil Relations, 1960-80s (Brown University, USA) e da Comissão de Altos Estudos do Centro de Referências das Lutas Políticas no Brasil - Memórias Reveladas. Coordenadora Adjunta da Área de Serviço Social na CAPES (quadriênio 2018-2021).

Downloads

Publicado

31-08-2019

Como Citar

Rodrigues, V. A. C., & Stampa, I. (2019). Sonhos inquietantes: metamorfoses do Estado brasileiro na segunda metade do século XX. Argumentum, 11(2), 44–61. https://doi.org/10.18315/argumentum.v11i2.22731

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)