Gestão pública e racionalidade administrativa: demarcações sobre a gestão ambiental urbana no Brasil

Autores

  • Salviana de Maria Pastor Santos Sousa Universidade Federal do Maranhão
  • Raimunda Nonata do Nascimento Santana Universidade Federal do Maranhão

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v4i2.3076

Resumo

Artigo organizado com base em pesquisa bibliográfica e documental. Propõe-se a um aprofundamento de reflexões desenvolvidas pelas autoras sobre a gestão urbana da questão ambiental no Brasil. Toma como referência o tema da racionalidade administrativa para examinar algumas particularidades brasileiras nesse campo da gestão pública entendida como, predominantemente, de feição empresarial. Conclui que, no contexto de leis coercitivas da competição, os gestores públicos são pressionados, à frente do jogo decisório, a harmonizar conflitos, estabelecer negociações, formular e desenvolver ações que, muitas vezes, se distanciam do marco regulatório estabelecido na própria área da gestão da questão ambiental brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Salviana de Maria Pastor Santos Sousa, Universidade Federal do Maranhão

Possui graduação em Serviço Social, mestrado e doutorado em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Fez doutorado sanduiche na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É Professora Associada III com exercício no Departamento de Serviço Social e no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da UFMA. Neste último, foi eleita Coordenadora para o biênio 2012-2013. É pesquisadora, bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2, membro do Grupo de Avaliação e Estudos da Pobreza e das Políticas Direcionadas à Pobreza- GAEPP.Tem experiência em avaliação de políticas públicas, particularmente, nos campos da pobreza, assistência social, saúde e educação profissional.

Raimunda Nonata do Nascimento Santana, Universidade Federal do Maranhão

Doutora em Serviço Social pela UFRJ, Professora Associada III do Departamento de Serviço Social  da Universidade Federal do Maranhão e membro do GSERMS (Grupo de Estudos, Pesquisa e Debates em Serviço Social e Movimento Social)

Downloads

Publicado

27-02-2013

Como Citar

Sousa, S. de M. P. S., & Santana, R. N. do N. (2013). Gestão pública e racionalidade administrativa: demarcações sobre a gestão ambiental urbana no Brasil. Argumentum, 4(2), 189–207. https://doi.org/10.18315/argumentum.v4i2.3076

Edição

Seção

Temas Livres