Política social, família e gênero: Temas em discussão

Autores

  • Rita de Cássia Santos Freitas UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
  • Cenira Duarte Braga Universidade Federal Fluminense
  • Nívia Valença Barros Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v4i2.3582

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir acerca da relação entre políticas sociais no contexto atual e famílias pobres brasileiras – local onde as mulheres, por conta das relações de gênero, aparecem como as principais protagonistas. Essa análise se faz necessária na medida em que a matricialidade sociofamiliar nas políticas sociais trazem de volta a discussão sobre a família. No Brasil, essa é uma realidade que tem colocado em situação de vulnerabilidade um grande número de famílias. Pretendemos refletir, nesse espaço, as relações entre política social, famílias e as relações de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita de Cássia Santos Freitas, UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE

Assistente Social. Doutora em Serviço Social pela UFRJ. Professora Associada da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social e Vice-Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social/UFF. Estudos na área de políticas sociais, famílias, gênero, geração, violência e saúde.

Cenira Duarte Braga, Universidade Federal Fluminense

Assistente social. Professora Assistente da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Vice-Coordenadora do Núcleo de Pesquisa Histórica sobre Proteção Social/Centro de Referência Documental. Estudos na área de políticas sociais, famílias, gênero, geração, violência e saúde.

Nívia Valença Barros, Universidade Federal Fluminense

Assistente Social. Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-RJ. Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Dreitos Humanos e Sociais. Estudos na área de políticas sociais, famílias, gênero, geração, violência e saúde.

Downloads

Publicado

27-02-2013

Como Citar

Freitas, R. de C. S., Braga, C. D., & Barros, N. V. (2013). Política social, família e gênero: Temas em discussão. Argumentum, 4(2), 111–126. https://doi.org/10.18315/argumentum.v4i2.3582

Edição

Seção

Artigos Temáticos