Perspectivas sociológicas sobre as desigualdades brasileiras: dos preconceitos aos pressupostos

Autores

  • Joana Brito de Lima Silva Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v5i1.4109

Resumo

As desigualdades brasileiras podem ser mais visíveis quando se considera o aspecto econômico, da distribuição desigual de renda. No entanto, as desigualdades tornam-se quase invisíveis ao analisar os pressupostos que sustentam as diferenças entre as classes sociais no Brasil. Assim, os dados econômicos seriam insuficientes para explicar as razões pelas quais as pessoas de baixa renda são tratadas como se não pertencessem à noção universal de cidadania, segundo a qual todos possuem direitos e deveres iguais. Os objetivos desse artigo consistem em discutir a formação do mito sobre a identidade brasileira, que obscurece a compreensão das desigualdades sociais, e debater os fundamentos sociais que constroem as divisões estabelecidas na sociedade, especialmente quanto à constituição de uma ralé estrutural e o atual surgimento dos batalhadores (suposta “nova classe média”) devido à grande mobilidade e ascensão econômica e social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Joana Brito de Lima Silva, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutoranda em Ciências Sociais no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Juiz de Fora (PPGCSO/UFJF); mestre em Filosofia pelo PPGFIL, UFRN; graduada em Ciências Sociais, UFRN.

Downloads

Publicado

22-08-2013

Como Citar

Silva, J. B. de L. (2013). Perspectivas sociológicas sobre as desigualdades brasileiras: dos preconceitos aos pressupostos. Argumentum, 5(1), 216–234. https://doi.org/10.18315/argumentum.v5i1.4109