Democracia participativa e representação...

Autores

  • Suellem Henriques da Silva Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ) - estudante de especialização em Sociologia Urbana
  • Angela Vieira Neves Universidade de brasília (UnB) - Professora adjunta - Professora do Programa de Pós-Graduação em Politica Social do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UNB)

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v5i2.5841

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar os desafios da democracia participativa na relação entre participação e representação a partir de um estudo empírico no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Buscamos verificar questões relacionadas às dificuldades da representação da sociedade civil no CNAS a partir de quatro elementos: sua natureza, composição, qualificação da representação e influência do governo nos processos decisórios. Abordaremos as tensões políticas presentes nesse espaço público para, assim, analisar os projetos políticos em disputa, os processos de decisão, bem como práticas políticas existentes entre as entidades socioassistenciais presentes no espaço do conselho pela via da representação da sociedade civil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Suellem Henriques da Silva, Universidade do estado do Rio de Janeiro (UERJ) - estudante de especialização em Sociologia Urbana

Possui bacharelado em serviço social pela Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense/RJ (2007). Mestre em ciência política pelo Programa de Pós Graduação em Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (PPGCP/UFF) na área Estado, Sociedade, Políticas Públicas e Interesses e formação complementar em Ciências Sociais (andamento) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (IFCS/UFRJ). Atualmente é estudante do Programa de Especialização em Sociologia Urbana da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) Estuda temas relacionados a participação e representação da sociedade na construção de políticas públicas.

Angela Vieira Neves, Universidade de brasília (UnB) - Professora adjunta - Professora do Programa de Pós-Graduação em Politica Social do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UNB)

Assistente social formada pela Universidade Federal Fluminense , Mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Atualmente é professor Adjunto IV da Universidade de Brasília(UNB) do Departamento de S social (SER). É Professora do Programa de Pós Graduação em POLÍTICA SOCIAL do Departamento de S social. Professora desde 1994 com experiencia em Política social, particularmente Assistencia social e Política de Saúde. Atualmente seus estudos de Pesquisa e do Grupo de Pesquisa(GEPDSS): Democracia ,sociedade civil e serviço social tem como ênfase a questão da análise dos processos decisórios de políticas Públicas, Política Social,Assistência social e Estado Brasileiro e sua relação com a Cultura Politica. Analisa também a inserção dos assistentens sociais em novos espaços socio ocupacionais\trabalho\ tais como os conselhos de políticas, na gestão da política. Atua principalmente nos seguintes temas: Assistencia social, sociedade civil , espaço público, Democracia , participação da sociedade civil, movimentos socias no Brasil, controle democrático, processos decisórios, orçamento participativo e conselhos gestores de política. Pensamento social Brasileiro, clientelismo na política brasileira e sua relação entre o público e Privado na cultura política Brasileira. Na prática do Serviço Social tem experiencia profissional,pois, trabalhou como Assistente Social em instituições públicas nas áreas de Assistência social e Saúde.Analisa o trabalho do Asistente social a partir do debate sobre ensino da prática(estágio) e inserção do assistente social na saúde coletiva e assistencia social.

Downloads

Publicado

27-02-2014

Como Citar

da Silva, S. H., & Neves, A. V. (2014). Democracia participativa e representação. Argumentum, 5(2), 167–183. https://doi.org/10.18315/argumentum.v5i2.5841