Assistentes sociais de Belo Horizonte: esboço de um perfil profissional

Autores

  • Reginaldo Guiraldelli Universidade de Brasília - UnB
  • Kênia Augusta Figueiredo Universidade de Brasília - UnB
  • Fabrícia Cristina Maciel Centro Universitário UNA/BH

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v5i2.5953

Resumo

Pesquisar o perfil profissional dos assistentes sociais na atualidade é essencial para compreendermos e situarmos a inserção destes profissionais no mundo do trabalho em tempos de reestruturação produtiva, desemprego estrutural e desmonte dos direitos sociais em um cenário de contra-reforma do Estado e expansão do ensino superior (público e privado) em todas as suas modalidades (presencial e a distância). Por isso, torna-se relevante analisar o perfil dos assistentes sociais tendo como ponto de partida considerações sobre a formação dos profissionais e os espaços ocupacionais que incorporam esta especialidade do trabalho coletivo. Assim, esse texto resulta de pesquisa qualitativa realizada por meio de entrevista com 209 assistentes sociais inseridos em diversos campos de trabalho do município de Belo Horizonte, com o objetivo de conhecer de forma aproximativa o perfil desses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Guiraldelli, Universidade de Brasília - UnB

Assistente Social, Mestre e Doutor em Serviço Social pela UNESP. Docente do Departamento de Serviço Social e do Programa de Pós-Graduação em Política Social da Universidade de Brasília (UnB). Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho, Sociabilidade e Serviço Social (GEPETSS).

Kênia Augusta Figueiredo, Universidade de Brasília - UnB

Assistente Social, Mestre em Serviço Social pela UERJ e Doutoranda em Comunicação pela UnB. Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade de Brasília (UnB).

Fabrícia Cristina Maciel, Centro Universitário UNA/BH

Assistente Social e Mestre em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro/Escola de Governo de Minas Gerais. Coordenadora e Docente do Curso de Serviço Social do Centro Universitário UNA/BH.

Downloads

Publicado

27-02-2014

Como Citar

Guiraldelli, R., Figueiredo, K. A., & Maciel, F. C. (2014). Assistentes sociais de Belo Horizonte: esboço de um perfil profissional. Argumentum, 5(2), 184–202. https://doi.org/10.18315/argumentum.v5i2.5953