A pobreza como "disfunção social": a culpabilização e a criminalização do indivíduo

Autores

  • Luana Siqueira Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i1.6032

Resumo

Opresente trabalho, fruto de pesquisa de doutorado, tem com objetivo é problematizara concepção de pobreza como “disfunção” dos indivíduos e as consequentesrespostas que os auto-responsabilizam, culpabilizam e criminalizam os mesmos.Assim, buscamos o suporte teórico marxistas, a lei geral de acumulação capitalista e concluímos que a“pobreza” na sociedade capitalista éindissociada da riqueza e  que semanifesta numa variedade e heterogeneidade de formas, atingindo diferentementepopulações e sujeitos, em realidades singulares; e que seu enfrentamento não écompromisso natural ou até moral, que dependa de ações voluntarias e de boavontade, tão pouco um fenômeno que se resolve com ações altruístas,autosustentável e empoderada, e que as ações de políticas sociais no marco dasociedade capitalista podem atenuar e até resolver a pobreza absoluta, masjamais a pauperização relativa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luana Siqueira, Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Doutora em Serviço Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestre em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em  Educação e Saúde pela FIOCRUZ. Pedagoga (UERJ) e Assistente Social (UFRJ).

Downloads

Publicado

15-08-2014

Como Citar

Siqueira, L. (2014). A pobreza como "disfunção social": a culpabilização e a criminalização do indivíduo. Argumentum, 6(1), 240–252. https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i1.6032