"Economia do Care" e “Economia da Longevidade”: o envelhecimento populacional a partir de novos conceitos

Autores

  • Jorgemar Soares Felix Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i1.6432

Resumo

O objetivo deste artigo é expor e discutir novos conceitos que se aplicam aos estudos do envelhecimento populacional no âmbito das ciências econômica e social, especificamente os da “Economia da Longevidade” (FELIX, 2007) e da “Economia do Care” (ZELIZER, 2008). São explicitadas as razões e justificativas econômicas para  adoção, exploração e inclusão de tais conceitos diante da necessidade de estudar e atender a demandas sociais suscitadas pela dinâmica demográfica internacional. Demonstra-se como, na prática, essas denominações estão autonomizadas e incorporadas no funcionamento da economia real. Defende-se que a “Economia do Care” é parte da “Economia da Longevidade”, que engloba uma amplitude de relações socioeconômicas. Por fim, justifica-se como essas novas nomenclaturas podem ser úteis para induzir políticas públicas e comportamentos de mercado numa sociedade envelhecida a favor do desenvolvimento econômico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorgemar Soares Felix, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Ciências Sociais e mestre em Economia pela PUC-SP, onde integra o Grupo de Pesquisa Políticas para o Desenvolvimento Humano (PDH) do Programa de Estudos Pós-graduados em Economia Política.

Downloads

Publicado

15-08-2014

Como Citar

Felix, J. S. (2014). "Economia do Care" e “Economia da Longevidade”: o envelhecimento populacional a partir de novos conceitos. Argumentum, 6(1), 44–63. https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i1.6432