Envelhecimento, direitos sociais e a busca pelo cidadão produtivo

Autores

  • Daniel Groisman EPSJV-Fiocruz

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i1.6851

Resumo

No contexto de celebração dos 10 anos do Estatuto do Idoso, buscamos refletir sobre o processo de reconhecimento da velhice enquanto detentora de direitos de cidadania, localizando desafios e contradições para a plena efetivação da sua proteção social. A partir de um trabalho de revisão teórica e análise de fontes documentais, traçamos um breve histórico do processo de construção das políticas de seguridade social para a velhice, no contexto de surgimento do Estado de Bem Estar Social moderno. Em seguida, discutimos a internacionalização da gestão do envelhecimento, através de uma revisão da agenda dos organismos internacionais, sendo um dos exemplos a Política do Envelhecimento Ativo, adotada pela Organização das Nações Unidas desde o início do século XXI e cada vez mais disseminada no Brasil. Concluímos nosso texto apontando contradições e desafios para o reconhecimento da cidadania da pessoa idosa, no cenário contemporâneo de globalização da economia, retraimento de direitos e crise das políticas de bem estar social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Groisman, EPSJV-Fiocruz

Professor-pesquisador do Laboratório de Educação Profissional na Atenção à Saúde da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio - Fiocruz. Possui graduação em Psicologia (PUC-Rio, 1994) e mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). É doutorando da Escola de Serviço Social da UFRJ. Seus principais temas de atuação são: formação de trabalhadores na saúde do idoso e políticas públicas para o cuidado e envelhecimento.

Downloads

Publicado

15-08-2014

Como Citar

Groisman, D. (2014). Envelhecimento, direitos sociais e a busca pelo cidadão produtivo. Argumentum, 6(1), 64–79. https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i1.6851