Educação em saúde no enfoque postural:promoção do envelhecimento ativo

Autores

  • Luzia Wilma Santana Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Tatiane Dias Casimiro Valença Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Vilmary Silva Novaes Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Fernanda Batista Ribeiro Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Deusélia Moreira Souza Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Camila Fabiana Rossi Squarcini Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Helder Brito Duarte Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Shaiane de Fátima Silva Pereira Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Camila Jeanine Gonçalves Rego Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i2.8209

Resumo

Objetivou verificar se os usuários de um programa de educação em saúde adquiriram conhecimentos à capacidade de autonomia às atividades de vida cotidiana. O estudo enveredou pelo plano dos significados que as pessoas conferem ao seu processo de viver humano, sendo de abordagem pesquisa-ação. Realizado com nove pessoas idosas, participantes de um programa de atividade física regular de uma cidade do interior da Bahia. Utilizou-se entrevista semiestruturada, submetida à análise de conteúdo. Dos resultados, os sujeitos apreenderam adotar atitudes posturais mais corretas ao viver-envelhecr sociocomunitário. A correção postural acena no estudo uma modalidade de cuidados em saúde de impacto à autonomia das pessoas em enfrentamento crônico para um envelhecimento ativo e como uma estratégia a ser perseguida na gestão e planejamento em saúde, sobretudo, a transição demográfica brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luzia Wilma Santana Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

Professora-pesquisadora. Doutora e Pós-doutora em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC. Docente Titular da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)/Departamento de Saúde II, Curso de Graduação em  Enfermagem. Área: Saúde Pública/Clínica-Médica. Linhas de Pesquisa: Família em seu ciclo vital e Interdisciplinar saberes ao processo de cuidar humano. Coord. do Programa Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Família em Convibilidade com Doenças Crônicas-NIEFAM.

Tatiane Dias Casimiro Valença, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora-pesquisadora. Doutoranda em Memória: Linguagem e Sociedade/UESB. Mestre em Enfermagem e Saúde/UESB, Especialista em Geriatria e Gerontologia/UESB, Graduada em Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador. Docente do Departamento de Saúde I, Curso de Graduação em Fisioterapia da UESB. Membro NIEFAM.

Vilmary Silva Novaes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestranda em Enfermagem e Saúde/UESB, Especialista em Comunicação em Saúde/UESB, Graduada em Fisioterapia pela Escola de Medicina e Saúde Pública. Docente do Departamento de Saúde I, Curso de Graduação em Fisioterapia da UESB. Membro NIEFAM.

Fernanda Batista Ribeiro, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Fisioterapeuta. Graduada pela UESB/2013. Ex-bolsista PIBIC CNPq/Ex-bolsista de Extensão PROEX-UESB Programa NIEFAM.

Deusélia Moreira Souza, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora-pesquisadora. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal da Bahia-UFBA, Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgico pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela UESB. Docente Assistente da UESB/Departamento de Saúde II, Curso de Graduação em Enfermagem.

Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgico pela Universidade Estadual de Santa Cruz-UESC. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela UESB. Docente da UESB/Departamento de Saúde II, Curso de Graduação em Enfermagem. Membro NIEFAM.

Camila Fabiana Rossi Squarcini, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Professora-pesquisadora. Doutoranda em Educação Física pelo Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC, Mestre em Ciências pelo Departamento de Psicobiologia da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, Especialista em Educação Inclusiva pela Pontifícia Universidade Católica - PUC/SP, Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho-UNESP. Docente Assistente do Departamento de Saúde II, Curso de Graduação em Educação Física UESB. Membro NIEFAM.

Helder Brito Duarte, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduando em Fisioterapia. Bolsista de Pesquisa FAPESB/NIEFAM-UESB.

Shaiane de Fátima Silva Pereira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda em Fisioterapia. Ex-bolsista de Pesquisa FAPESB/Extensão PROEX/UESB NIEFAM. Membro NIEFAM.

Camila Jeanine Gonçalves Rego, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Graduanda em Fisioterapia. Voluntária de Pesquisa/Extensão NIEFAM.

Downloads

Publicado

23-12-2015

Como Citar

Silva, L. W. S., Casimiro Valença, T. D., Novaes, V. S., Ribeiro, F. B., Souza, D. M., Ramos Pires, E. P. O., … Rego, C. J. G. (2015). Educação em saúde no enfoque postural:promoção do envelhecimento ativo. Argumentum, 7(2), 254–270. https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i2.8209