Dominação de classe e Estado capitalista subdesenvolvido: o caso de México

Autores

  • José Luis Solís González Doutor em ciências econômicas da Universidade de Picardia (Amiens, França). Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores do México (SNI). Professor Titular da Universidade Autónoma de Coahuila.

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i2.8290

Resumo

O artigo analisa, a partir do approach estrutural da teoria marxista da exploração e da dominação de classe, o surgimento de uma nova forma de Estado no México. Trata-se do Estado narco, cuja expressão fenomênica é de um regime político neoliberal associado com a transformação da economia mexicana em uma economia mafiosa transnacional, com o aumento do peso específico do crime organizado e do tráfico de drogas em a política, em a economia e em a sociedade em geral. Este fenômeno expressa a existência no México da uma crise orgânica grave, composta por um déficit de racionalidade na intervenção econômica do Estado (mais de três décadas sem crescimento econômico) e uma falta de legitimidade institucional. Isso levou o país a níveis de violência e insegurança pública sem precedentes, em um contexto de estagnação econômica crônica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-12-2014

Como Citar

González, J. L. S. (2014). Dominação de classe e Estado capitalista subdesenvolvido: o caso de México. Argumentum, 6(2), 138–153. https://doi.org/10.18315/argumentum.v6i2.8290