Relações pessoais na construção da gestão social em favelas: experiências no Rio de Janeiro

Autores

  • Marco Antonio dos Santos Teixeira Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Raquel Brum Fernandes Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Flora Daemon Fundação Biblioteca Nacional

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i1.8788

Resumo

O artigo tem como foco a política pública de gestão social em favelas, por meio de uma análise dos processos de construção das relações pessoais entre gestores, moradores e outros atores locais de três contextos cariocas: os Complexos do Andaraí/Grajaú, do Turano e os morros Babilônia e Chapéu Mangueira. Como ponto de partida, temos a implementação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) e as estratégias de gestão social que surgiram como decorrência de tal política de segurança. Será com foco no Programa Territórios da Paz, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Estado do Rio de Janeiro, que serão analisados, a partir do olhar de três profissionais gestores, os significados dos laços pessoais e afetivos na constituição de relações interpessoais para a execução do trabalho de agentes públicos de gestão social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marco Antonio dos Santos Teixeira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorando em Sociologia pelo IESP/UERJ. Bolsista da FAPERJ. Mestre em Ciências Sociais pelo CPDA/UFRRJ, Historiador UNIRIO e Cientista Social pela UERJ. Rua da Matriz, 82. Botafogo. CEP: 22260-1000. Rio de Janeiro – Brasil. mateixeira@gmail.com. Publicações recentes: “Alguns desafios na organização de acervos de fontes orais: o caso do Núcleo de Pesquisa, Documentação e Referência sobre Movimentos Sociais e Políticas Públicas no Campo” (CPDA/UFRRJ). História Oral (Rio de Janeiro), v. 16, p. 73-99, 2013 (em coautoria com Juliana Ramos Luiz); “As manifestações de junho e a política no Brasil contemporâneo: um convite ao debate”. Resenha do livro: As ruas e a democracia. Ensaios sobre o Brasil contemporâneo, de Marco Aurélio Nogueira. Rio de Janeiro: Revista Estudos Políticos, 2013 (Resenha publicada em português e em inglês).

Raquel Brum Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutoranda e Mestre em Ciências Sociais (PPCIS-UERJ). Docente no departamento de Ciências Sociais do Colégio Pedro II. Rua São Francisco Xavier, 524 - 9º andar - Sala 9037 - Bloco F - Maracanã - Rio de Janeiro. CEP: 20550-900.  Email: raquel_bfs@hotmail.com. Publicações recentes:  Vítimas ou autores? Percepções sobre a juventude e o tráfico em um conjunto de favelas 'pacificadas' no Rio de Janeiro. Interseções (UERJ), 2014. Notas sobre a construção do Baile de Debutantes do Complexo do Andaraí/Grajaú. In: ENEILE; M. MARIA, M. (Orgs). Juventudes e territórios de Favelas: narrativas, experiências e aprendizagens (SEASDH), 2014 (em coautoria com Isabelle Furtado de Moura).

Flora Daemon, Fundação Biblioteca Nacional

Doutora e Mestre em Comunicação (UFF). Vice-coordenadora do Núcleo de Estudos em Violência e Comunicação (NEVCom/UFF) e Pesquisadora da Fundação Biblioteca Nacional. Rua Tiradentes, 148, Ingá, Niterói - RJ. Cep: 24210-510. Email: floradaemon@yahoo.com.br. Publicações recentes: "Os 'outros' da rua: o acontecimento discursivo das manifestações de 2013". Comunicação, Mídia e Consumo (ESPM SP), v. 11, p. 37-55, 2014 (em coautoria com Kleber Mendonça); "A auto-referencialidade como desvio essencial: relatos sobre a produção jornalística em situação limite". Cambiassú (UFMA), v. 10, p. 1-15, 2012; "Sujeitos do crime e da notícia: casos PCC e Liga da Justiça e as apropriações da arena midiática contemporânea". In Texto (UFRGS), v. 2, p. 1-16, 2011.

Downloads

Publicado

29-06-2015

Como Citar

Teixeira, M. A. dos S., Fernandes, R. B., & Daemon, F. (2015). Relações pessoais na construção da gestão social em favelas: experiências no Rio de Janeiro. Argumentum, 7(1), 202–220. https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i1.8788