Governamentalidades e usos de drogas no Brasil

Autores

  • Carlos Eduardo Martins Torcato Universidade de São Paulo
  • Tiago Magalhães Ribeiro

DOI:

https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i1.9017

Resumo

As discussões realizadas por Michel Foucault sobre ‘governamentalidade’, no final dos anos de 1970 e início dos 1980, têm inspirado análises recentes sobre a questão das drogas na sociedade brasileira. Este artigo pretende apresentar e discutir algumas questões epistemológicas presentes nestas discussões, contrapondo a evolução desse conceito às formas como ele foi apropriado no Brasil. Com base na crítica desenvolvida pela história social em torno de um suposto estruturalismo existente em suas considerações, mostrar-se-á que as reflexões acerca do conceito de ‘governo de si’ foram uma forma encontrada por esse autor para pensar a relação da agência com as práticas discursivas. Finalizamos apresentando as considerações que o próprio Foucault desenvolveu sobre as drogas a partir das posições epistemológicas apresentadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Martins Torcato, Universidade de São Paulo

Licenciado em História (2008), Especialista em Segurança Pública e Cidadania (2011) e Mestre em História (2011) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente cursa o doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), contando com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Associado à Associação Nacional de História (ANPUH) desde 2008. Associado à Associação Brasileira de Estudos Sociais do Uso de Psicoativos (ABESUP) desde 2012. Associado ao Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre Psicoativos (NEIP) desde 2013. Tem experiência em pesquisa e em licenciatura em História e em Ciências Sociais, com ênfase nos seguintes temas: políticas públicas sobre drogas e segurança; crime e criminalidade; polícia; justiça criminal; jogos de azar; jogo do bicho; história da psiquiatria.

Tiago Magalhães Ribeiro

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006) e mestrado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2010). Atualmente é Técnico em Assuntos Educacionais no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutorando em Educação na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Interesses de pesquisa: racionalidades políticas e práticas de governo das drogas, seus usos e usuários.

Downloads

Publicado

29-06-2015

Como Citar

Torcato, C. E. M., & Ribeiro, T. M. (2015). Governamentalidades e usos de drogas no Brasil. Argumentum, 7(1), 39–54. https://doi.org/10.18315/argumentum.v7i1.9017