Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Política padrão de seção

GT2 - AfricanidadeS e Brasilidades em Literatura

GT4 - Africanidades e Brasilidades em Teatro Africano e Negro Brasileiro

O GT4 foi um espaço para o abrigo de considerações em torno de temáticas que foquem o papel do teatro como articulador de reflexões, bem como de intervenções político-sociais em distintos momentos históricos vivenciados por países colonizados pelos portugueses: Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Guiné-Bissau, Angola, Moçambique e Brasil.

GT3 - Africanidades e Brasilidades em Direitos Humanos e Políticas Públicas

O GT3 teve como objetivo discutir os resultados de pesquisas, experiências ou práticas no campo das africanididades e brasilidades e suas interfaces com os Direitos Humanos, pensando os desafios em torno da igualdade perante as leis, bem como a liberdade de pensamento e expressão que envolve o combate ao racismo. Também discutiu as dimensões das políticas públicas direcionadas às relações étnico-raciais em diferentes campos do conhecimento; considerando as ações do Estado, de seus diferentes organismos, as proposições em torno da Cultura, da participação da Sociedade civil em ambientes formais e não formais, constituindo, dessa forma, uma perspectiva multidisciplinar, que problematize a temática em tela, em contextos de mudanças pelas quais passam o Brasil e o mundo globalizado, sem perder de vista os direitos conquistados na luta social.

GT2 - Africanidades e Brasilidades em Educação

O GT2 teve como principais enfoques: processos educativos e práticas pedagógicas escolares e não escolares de promoção das culturas africanas e afro-brasileiras; implementação das Leis 10.639/2003 e 11.645/2008 e suas consequências para a Educação brasileira; ações afirmativas inovadoras de respeito às africanidades e brasilidades na Educação, considerando a interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento.

GT1 - Africanidades e Brasilidades em Literaturas e Linguística

Diálogos intertextuais entre os países africanos de língua portuguesa e o Brasil: interfaces língua, literatura e cultura. Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e mercado: presença e recepção a partir do contexto brasileiro. Língua portuguesa, expressão crioula e criações na oralidade e na escrita da África oficialmente lusófona: normatividade e ruptura. Autoria africana e negro-brasileira no contexto literário contemporâneo de língua portuguesa.