Relações Étnico-Raciais E Práticas Educativas Na Educação Infantil: Um Estudo Exploratório

Autores

  • Edna Martins Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP

Resumo

A partir da publicação da Lei no 10.639/2003 e de seusdesdobramentos dentre os quais se consolidou as Diretrizes Curriculares para aEducação das Relações Étnico-Raciais e o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileiras e Africanas em diferentes níveis e modalidades de ensino, o objetivodesse trabalho foi investigar como se constituem práticas educativas deprofessoras de educação infantil com relação às questões étnico-raciais. O estudoexploratório se deu por meio de entrevistas semi-estruturadas com educadoras deuma escola pública de educação infantil de Guarulhos- SP. A análise das falasdas entrevistadas indica que a temática das relações étnico-raciais é quaseinexistente em suas práticas educativas cotidianas, sobretudo pela escassez derecursos e materiais sobre o tema dentro da escola. Os resultados tambémdenunciam a insuficiência de cursos de formação continuada, capazes deoferecer aos professores subsídios para o desenvolvimento de açõescomprometidas com uma educação antirracista.Práticas

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Publicado

26-08-2014

Edição

Seção

GT1 - Africanidades e Brasilidades em Educação