“Cor-raça e desempenho escolar nas escolas estaduais e municipais de Santa Catarina”

Autores

  • Marcos Rogério dos Santos Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Herni José Seibel Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Resumo

O estudo o qual nos propomos é uma pesquisa em andamento que está sendorealizada pelo Núcleo Interdisciplinar de Políticas Públicas-NIPP-UFSC, noprojeto Observatório da Educação/Capes/Inep. A questão norteadora desteestudo é identificar diferenças de desempenho, percentual de repetência eatraso escolar entre alunos brancos e não-brancos matriculados na 8º série(nono ano), nas escolas municipais e estaduais do estado de Santa Catarina.Para atingir o objetivo proposto produziremos com auxilio software estatísticoSPSS, frequências e cruzamentos a partir de variáveis preditoras, tendo em vistaidentificar possíveis desigualdades de desempenho por cor-raça no sistema deensino fundamental catarinense.Palavras chave: Repetência; Desempenho escolar; Ensino fundamental; Corraça.

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Biografia do Autor

Marcos Rogério dos Santos, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Graduando em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC.Participa na condição de bolsista/Capes no Projeto Observatório da Educação/Capes/Inepdesenvolvido no Núcleo Interdisciplinar de Políticas-NIPP/UFSC.

Herni José Seibel, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor emérito/voluntário do departamento de Sociologia Política/CFH/UFSC ecoordenador do Projeto Observatório da Educação/Capes/Inep desenvolvido no NúcleoInterdisciplinar de Políticas-NIPP/UFSC.

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Publicado

26-08-2014

Edição

Seção

GT4 - Africanidades e Brasilidades: Culturas e Territorialidades