A efetivação da História e Cultura Afro-brasileiras e Africanas no ensino público e privado: um estudo comparativo entre duas escolas

Autores

  • Antonio Germano
  • Manuel Tavares Gomes

Resumo

Efetivar o ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio deve ser uma prática cotidiana dos docentes, porém na prática pouco está sendo feito no sentido de concretizar esta obrigatoriedade, prevalecendo dessa forma uma grande barreira, a da exclusão, então surge a necessidade de estudos mais profundos de interação entre universidades, escolas, educadores e grupos sociais. A normatização da aprovação da Lei nº 10.639/03 deveria ser de conhecimento dos educadores das escolas públicas e privadas do país. Ela deveria abranger a educação cotidianamente e tornar-se um processo de luta pela superação do racismo na sociedade brasileira e não só ter como incentivo pessoas ligadas aos Movimentos Negros, mas também à Educação. Assim sendo, pretende-se a partir desse trabalho investigar, entrevistar e comparar as ações pedagógicas que visem à efetivação e o aprimoramento dos estudos da história e cultura afro-brasileiras e africanas nas escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio. É em suma, um trabalho de investigação e comparação do ensino da história e cultura afro-brasileiras e africanas por meio de entrevistas junto ao corpo docente de uma escola pública e uma privada da cidade de São Paulo, observação das práticas pedagógicas e, por último, elaboração da dissertação com embasamento em estudos e leituras que englobem Educação, Antropologia, Sociologia, Literatura e Psicologia.


Palavras-chaves: Diversidade étnico-racial. Educação escolar. Discriminação racial




Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Germano

Mestrando em Educação (PPGE) pela Universidade Nove de Julho (Uninove) na Linha de Pesquisa Educação Popular e Culturas (LIPEPCULT). Professor efetivo da rede pública-municipal e estadual de São Paulo.

Manuel Tavares Gomes

Docente da Universidade Nove de Julho. Orientador do Programa de Pós-Graduação no curso de Mestrado em Educação (PPGE) pela Universidade Nove de Julho (Uninove) na Linha de Pesquisa Educação Popular e Culturas (LIPEPCULT). Professor-Pesquisador do Projeto Observatório da Educação (OBEDUC) na Linha de Pesquisa “Universidades Populares no Brasil”.

Downloads

Publicado

31-08-2016

Edição

Seção

GT2 - Africanidades e Brasilidades em Educação