Tectônica como atos de mediação

Autores

  • Cristiano Lemes Carvalho FAV-UFG

Resumo

Discutimos a tectônica como método de mediação para leitura e interpretação, com o propósito de atender à pluralidade das retóricas que perpassam os discursos arquitetônicos contemporâneos e, como, a partir das aberturas conceituais dos anos 1960 problemas relativos a arte, ciência e arquitetura foram responsáveis pela transversalidade dos discursos plásticos. Em seguida, inventariamos como o conceito de tectônica (poética da construção) tornou-se a crítica dos objetos arquitetônicos. Resgatamos o papel cívico do arquiteto discutindo aspectos importantes da conjuntura colonialista em que tem se dado a formação profissional, questionando acerca dos vários contextos e condições em que se dá a mediação como método de ampliação da tectônica. Por fim, realizamos a apreciação de imagens fotográficas de duas obras arquitetônicas contemporâneas, assim construindo esse artigo como um ato de mediação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiano Lemes Carvalho, FAV-UFG

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1999), pós-graduado em Arte Contemporânea pela Universidade Federal de Goiás (2007) e pós-graduado em Arquitetura Contemporânea pela Universidade do Porto - Portugal (2012) . Tendo Lecionado na Universidade Federal de Goiás, Universidade Estadual de Goiás, Pontifícia Universidade Católica de Goiás e Universidade Salgado de Oliveira. Tem experiência prática e acadêmica na área de Arquitetura e Urbanismo, tendo participado de concursos públicos nacionais de projeto arquitetônico. Temas de interesse acadêmico: arquitetura contemporânea, tectônica, arte contemporânea, ensino de projeto em arquitetura e design, metodologia de ensino em projeto em arquitetura, e suas consequências sobre a criação de artefatos arquitetônicos. Atualmente pertence ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor em programa de doutoramento pela Universidade do Porto, Portugal, Linha de pesquisa Espaço Habitacional e Formas de Habitar e ao ciclo de estudos em Cultura Visual conducente ao grau de mestre, linha de pesquisa Cultura da Imagem e Processos de Mediação, pela Faculdade de Artes Visuais, UFG. (Texto informado pelo autor)

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? E outros ensaios.Tradução: Vinícios Nicastro Honesko. Editora Argus, Chapecó, Santa Catarina, 2009.
AMARAL, Izabel. Quase tudo que você queria saber sobre tectónica, mas tinha vergonha de perguntar. Pós V. 16. São Paulo, 2009.
BARATA, Paulo. FRAMPTON, Kenneth. Introdução ao Estudo da Cultura Tectônica. Contemporânea Editora. Lisboa, 1995.
COUTINHO, Rejane. Uma experiência compartilhada. São Paulo: Centro Cultural São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.centrocultural.sp.gov.br/pdfs/Media%C3%A7%C3%A3o%20em%20arte%20-%20Rejane%20Coutinho.pdf Acesso: 23/05/2016.
FRAMPTON, Kenneth. Estudios sobre Cultura Tectónica: Poéticas de la construción en la arquitectura de los siglos XIX y XX.Ediciones Akal, 1999.
MONTANER, Josep Maria. Arquitetura e Crítica. Barcelona, Editorial Gustavo Gili, 2004, p. 97.
NESBITT, Kate. Uma Nova Agenda Para a Arquitetura: Uma Antologia Teórica1965-1995. São Paulo: Cosac Naify, 2008.
RODRIGUES, José Miguel. O Mundo Ordenado das Formas da Arquitectura: Tradição Clássica e Movimento Moderno na Arquitectura Portuguesa: Dois Exemplos. Edições Afrontamento. Porto, Portugal, 2013, p. 335.
SOARES, Lilian. A Fotografia: Entre Documento e Arte Contemporânea. Senac. São Paulo, 2009. p. 2243-246.
SEMPER, Gottfried. The Four Elementes of Architecture and Other Wrigtings. Cambridge University Press. 1989.

Downloads

Publicado

01-07-2018

Como Citar

Carvalho, C. L. (2018). Tectônica como atos de mediação. Revista Do Colóquio, 8(14), 31–43. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/19970