“MÃO DE OBRA”: REFLEXÕES SOBRE O MATERIAL E O IMA-TERIAL NA ARTE

Autores

  • Jéssica Magalhães Melo
  • Gisele Ribeiro PPGA-UFES

Resumo

O trabalho “Mão de Obra”, baseado na ação de carimbar a frase título na mão dos espectadores/ouvintes aqui presentes, suscita questões tanto com relação ao con-texto onde se apresenta quanto sobre seu conteúdo textual. Ao carimbar as suas mãos com o termo “mão de obra” tocamos no papel do espectador na obra de arte, visto não mais, e não só, como aquele que a contempla, mas como parte fundamen-tal do funcionamento do trabalho1, sem a intenção de organizar numa hierarquia a ideia, o conceito e a execução, inclusive como procedimento “manual”. “Mão de Obra” também pode ser interpretada levando-se em conta a ação planejada já aten-ta para o uso histórico do carimbo2 e o lugar onde é inserida (Colóquio de Pesquisa em Artes e Centro de Artes da UFES). Desse modo, sob essa perspectiva contextual, lê-se “mão como obra de arte”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

15-12-2012

Como Citar

Melo, J. M., & Ribeiro, G. (2012). “MÃO DE OBRA”: REFLEXÕES SOBRE O MATERIAL E O IMA-TERIAL NA ARTE. Revista Do Colóquio, 2(3), 195–200. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/7652

Edição

Seção

Relatos de Experiência

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)