O novo cinema asiático: As relações imagéticas e cognitivas na produção “Sud Pralad”

Autores

  • Dimitrio Joviano Pinel Universidade Federal do Espírito Santo - Programa de Pós Graduação em Arte

Resumo

Este artigo tratar-se-á do filme do cineasta Apichatpong Joe Weerasethakul, considerando as experiências sensoriais propostas no filme Sud pralad, que recebeu o nome no Brasil de “Mal dos trópicos". Filme vencedor da Palma de ouro no Festival de Cannes em 2004. A forma com que o cineasta constrói a relações sensoriais nesta produção será nosso objeto de análise. Portanto, utilizar-se-á os conceitos de autores clássicos que escreveram sobre o cinema afim de analisar esta produção cinematográfica. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dimitrio Joviano Pinel, Universidade Federal do Espírito Santo - Programa de Pós Graduação em Arte

Licenciatura em Educação Artística com Habilitação em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais - UEMG (Conclusão em 2010). Mestrado em curso pela Universidade Federal do Espírito Santo - UFES - Núcleo de pesquisas - PPGA - Experiência na área de Artes plásticas, Arte Educação, Músico e Produtor musical. Trabalhou como assistente de restauração do acervo artístico patrimonial da escola Guignard - UEMG - Belo Horizonte/MG no ano de 2007.

Referências

Referências:
ADORNO, Theodor et all. Dialética do esclarecimento – fragmentos filosóficos. Trad. Guido Antonio de Almeida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1991.
AUMONT, Jacques. O cinema e a encenação. Trad. Pedro Elói Duarte. Lisboa: Texto e Grafia, 2008.
_______. O olho interminável. Trad. Eloiza Araújo Ribeiro. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
BERGALA, Alain et all. A estética do filme. Trad. Marina Appenzeller. São Paulo: Papirus Editora, 2009.
BERGSON, Henry. A evolução criadora. Trad. Pedro Elói Duarte. Lisboa: Edições 70, 2001.
BLANCHOT, Maurice. O livro por vir. Lisboa: Relógio d’água, 1984.
BÜRGER, Peter. Teoria da vanguarda. Trad. José Pedro Antunes. São Paulo. Cosac Naify, 2012.
COMOLLI, Jean-louis. A inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Minas Gerais. Ed. UFMG, 2008.
DELEUZE, Gilles. A imagem-movimento. Trad. Sousa Dias. Lisboa: Ed. Assírio & Martins, 2009.
_______. A imagem-tempo. São Paulo: Ed. Brasiliense, 2005.
SILVA, Camila V. O sensível da imagem: sensorialidade, corpo e narrativa no cinema contemporâneo da Ásia. Dissertação apresentada para obtenção do título de Mestre ao Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal do Ceará. Fortaleza, 2010.
SILVA, Franklin Leopoldo. Bergson: intuição e discurso filosófico. São Paulo: Edições Loyola, 1994.
TAYLOR, Charles. Tropical malady. Salon Magazine. Disponível em <http://www.salon.com/2004/10/01/tropical_malady/>. Acesso em: 29 ago. 2014.
VASCONCELOS, Jorge. Deleuze e o cinema. Rio de Janeiro: Ed. Ciência Moderna, 2006.
VICE, Jeff. Beauty doesn't clarify ‘Malady’. Disponível em: http://www.deseretnews.com/article/700003961/Tropical-Malady.html?pg=all. Acesso em: 01 set. 2014.

Downloads

Publicado

22-12-2014

Como Citar

Pinel, D. J. (2014). O novo cinema asiático: As relações imagéticas e cognitivas na produção “Sud Pralad”. Revista Do Colóquio, 4(7), 227–239. Recuperado de https://periodicos.ufes.br/colartes/article/view/8870

Edição

Seção

Artigos