ABORDAGENS DE LETRAMENTO: O TEXTO LITERÁRIO NA SALA DE AULA

Autores

  • Evely Vânia Libanori Universidade Estadual de Maringá - UEM
  • Fabrício César de Aguiar Universidade Federal do Paraná – UFPR

DOI:

https://doi.org/10.47456/contexto.v%25vi%25i.10417

Resumo

O estudo em questão se embasa sobre os conceitos teóricos da linha do Letramento Literário, servindo como instrumentalização para a abordagem de textos literários, visando a destacar o que é a leitura e o letramento literário, ressaltando suas importâncias enquanto práticas sociais, e o modo como podem ser trabalhados nas salas de aula. Para isto, será desenvolvida inicialmente uma explicação do conceito de letramento, passando por seus modelos e abordagens, como é definida a leitura, suas práticas e sua relação com o leitor e, após esta abordagem, uma proposta de letramento literário com base no poema XVIII de Alberto Caeiro, presente na obra “O Guardador de Rebanhos”. Serão discutidos quais foram os principais recursos utilizados na construção do texto poético em questão, com destaque para os efeitos sensoriais criados por este.

PALAVRAS-CHAVE: Leitura literária. Letramento literário. Alberto Caeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

16-07-2015