HIPÓTESES ABDUTIVAS ANTEFACTUAIS EM SITUAÇÕES PROATIVAS DE NEGOCIAÇÃO COLABORATIVA: ANÁLISE DO CONTEXTO INICIAL DO FILME “12 HOMENS E UMA SENTENÇA”

Autores

  • Fábio José Rauen Universidade do Sul de Santa Catarina
  • Suelen Francez Machado Luciano Universidade do Sul de Santa Catarina/Faculdade Senac

Resumo

Este trabalho visa a descrever e a explicar como processos de auto e hetero vigilância epistêmica promovem a modulação da emergência de hipóteses abdutivas antefactuais em direção à consecução ótima de metas em comum. Para tanto, defendemos que as noções teóricas de metas (RAUEN, 2014), de relevância (SPERBER; WILSON, 1995) e de vigilância epistêmica (SPERBER; WILSON, 2010) são capazes de explicar como soluções criativas emergem num contexto constrangido por metas. Para ilustrar nosso argumento, analisamos o contexto inicial do filme “12 homens e uma sentença”, no qual o juiz instrui os jurados para que eles deliberem pela inocência ou pela culpa do réu.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fábio José Rauen, Universidade do Sul de Santa Catarina

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Fundação Educacional do Norte Catarinense (1986), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990), doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e pós-doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente, é docente e coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem da Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL. Tem experiência na área de Linguística, atuando no campo da Pragmática Cognitiva como especialista em Teoria da Relevância e como proponente da Teoria de Conciliação de Metas; e na área de Metodologia Científica e da Pesquisa, atuando como especialista em Redação Acadêmica.

Suelen Francez Machado Luciano, Universidade do Sul de Santa Catarina/Faculdade Senac

Possui mestrado em Ciências da Linguagem (2014), graduação em Letras Português/Inglês (2009) e especialização em Gramática de Texto: leitura, análise e produção (2012) pela Universidade do Sul de Santa Catarina. Atualmente é Doutoranda em Ciências da Linguagem, professora no ensino superior do Senac e professora de Língua Portuguesa no Colégio Dehon. Além disso, atua na editoração da revista Memorare do Grupep-Arqueologia/PPGCL.

Downloads

Publicado

23-12-2017