GESTÃO DA DIVERSIDADE LINGUÍSTICA NA EDUCAÇÃO FORMAL NO BRASIL: DESAFIOS PARA UMA POLÍTICA LINGUÍSTICA

Autores

  • Isis Ribeiro Berger Unioeste - Foz do Iguaçu. Professora do Programa de Pós-graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras.

Resumo

Este trabalho visa discutir a questão da gestão da diversidade linguística na educação formal no Brasil, sob a ótica da Política Linguística. A partir da discussão em torno do quadro-político-linguístico brasileiro, constituído a partir de uma perspectiva monolíngue em língua portuguesa, analisam-se as complexidades em torno da construção de saberes em torno da valorização e promoção da diversidade linguística. Para tanto, volta-se o olhar para a questão da educação formal, refletindo sobre as políticas linguísticas implícitas e explícitas, bem como para o conjunto de mecanismos que consolidam a política linguístico-educacional de facto existente no Brasil. A partir das reflexões postas, sugerem-se propostas para a reflexão em torno das possibilidades de construção de novas políticas e práticas que atendam a variadas demandas linguísticas, culturais e educacionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isis Ribeiro Berger, Unioeste - Foz do Iguaçu. Professora do Programa de Pós-graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras.

Doutora em Linguística (Linha: Política Linguística) pela UFSC. Professora Adjunta da UNIOESTE - Foz.Professora do Programa de Pós-graduação Sociedade, Cultura e Fronteiras e do Curso de Letras

Downloads

Publicado

23-12-2017