PRELIMINARES ICONOTEXTUAIS DA COPA DE 2014: O (CONTRA) DISCURSO DA LOGOMARCA

Autores

  • Júlia Maria da Costa de Almeida UFES

Resumo

Com a realização da Copa do Mundo no Brasil, estamos na iminência de viver de perto um cenário de tematização do país a partir das questões do futebol, essa grande fonte de identificação cultural para os brasileiros. O projeto Discursos e imagens do Brasil na Copa de 2014 – cujo objetivo é flagrar no entorno discursivo da Copa no Brasil modos de ver e dizer o país – toma como corpus de pesquisa a produção  textual e imagética disseminada na internet em torno da logomarca da Copa de 2014 para proceder a uma análise discursiva dos ethé que se constituem e se confrontam entre discurso oficial – e um ethos de nação vitoriosa visado pelos organizadores – e os ethé produzidos nas flutuações contra-discursivas dessa leitura disseminada que expõe, ao contrário, as diferenças, contradições, impropriedades que a escolha dessa imagem, que o próprio país e que as hierarquias internacionais em jogo encerram.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlia Maria da Costa de Almeida, UFES

Professora do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Publicado

31-10-2013