LEITURA E ESCRITA: DESAFIOS PARA A ESCOLA PÚBLICA DA ATUALIDADE

Autores

  • Tânia Guedes Magalhães Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Andreia Rezende Garcia Reis Prefeitura Municipal de Juiz de Fora

Resumo

Este artigo pretende retomar a discussão de alfabetização e letramento (SOARES, 1998, 2003) com o objetivo de fazer uma reflexão acerca do ensino de leitura e escrita na escola pública brasileira da atualidade. Em seguida, traz à tona algumas políticas públicas realizadas nos últimos anos no campo da alfabetização e do ensino de língua portuguesa para melhorias na educação. Por fim, resgata o tema dos projetos de trabalho, relacionando-os ao conceito de projetos de Letramento (KLEIMAN, 2007) e de ficcionalização (DOLZ, SCHNEUWLY, 2004) como proposta teórico-metodológica no processo de aquisição do código escrito e no desenvolvimento da leitura e escrita ao longo da escolarização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tânia Guedes Magalhães, Universidade Federal de Juiz de Fora

Doutora em Letras pela Universidade Federal Fluminense (Brasil) e professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Grupo de Pesquisa FALE – Formação de Professores, Alfabetização, Linguagem e Ensino (www.ufjf.br/fale)

Andreia Rezende Garcia Reis, Prefeitura Municipal de Juiz de Fora

Doutora em Linguística pela Universidade Federal de Rio de Janeiro (Brasil), professora da Rede Municipal de Educação de Juiz de Fora (MG) e da Faculdade Metodista Granbery (Juiz de Fora - MG).

Downloads

Publicado

01-11-2013