ANÁLISE DE PADRÕES NÃO-FLEXIONAIS NAS MARCAS DE MODO-TEMPO-ASPECTO E NÚMERO-PESSOA

Autores

  • Vítor de Moura Vivas Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Resumo

Neste artigo, demonstramos a existência de padrões não-flexionais nas marcas verbais de modo-tempo-aspecto (MTA) e número-pessoa (NP) no português. Através da análise de exemplos, evidenciamos que, muitas vezes, essas marcas apresentam características de afixos derivacionais. Esses aspectos derivacionais não podem ser ignorados e indicam que a separação total entre flexão e derivação não parece ser a melhor maneira de descrever os afixos do português. Nosso aporte teórico é funcionalista-cognitivista, visto que acreditamos que a categorização por protótipos é mais eficiente que a categorização discreta. No entanto, neste trabalho, tentamos demonstrar, através da análise de critérios que, geralmente, separam flexão e derivação, a existência de padrões derivacionais no uso de marcas de MTA e NP. Sendo assim, o objetivo é evidenciar a necessidade de um olhar gradiente para esses afixos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vítor de Moura Vivas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ); Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Professor Efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro e Doutorando na UFRJ do Programa de Pós-Graduação em Letras Vernáculas com Bolsa Capes

Downloads

Publicado

17-08-2014