Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), tem por objetivos promover a divulgação da produção acadêmica sobre a educação nas suas múltiplas relações, além de contribuir para debates de questões relacionadas com o contexto educacional em suas diferentes dimensões.

A Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, publica artigos inéditos de autores brasileiros e estrangeiros que tratem de educação, resultantes de estudos teóricos, pesquisas, resultados de projetos de pesquisa e reflexões de temas na área de Educação.

Os artigos devem apresentar resultados originais com abordagem inédita de trabalhos de investigação e/ou  de reflexão teórico-metodológica, não sendo permitida  a sua apresentação simultânea para avaliação em outro periódico.

O periódico publica, também, resenhas e traduções, assim como entrevistas com personalidades de destaque nacional e internacional. 

As resenhas devem efetuar um estudo crítico de textos recentemente publicados ou de obras consideradas clássicas da área. Deve apresentar, obrigatoriamente, a referência bibliográfica completa, esperando-se que contenham comentários e julgamentos sobre as ideias contidas na obra, a metodologia empregada, a relevância do tema e da abordagem para a área, bem como a posição do(s) autor(es) no debate acadêmico.

A revista recebe os trabalhos em fluxo contínuo e também recebe proposta de Dossiês. Os dossiês deverão ter um caráter interinstitucional, abordando temáticas de relevância para a área. Devem ser formalizadas e somente serão analisadas mediante:

a). Apresentação da temática comum (EDUCAÇÃO) que será tratada nos artigos;

b). Lista dos autores, inclusive do(s) autor(es) estrangeiro;

c). Afirmação de comprometimento dos organizadores com o processo de operacionalização do dossiê.

Os trabalhos podem ser encaminhados em português, inglês, francês ou espanhol.

A revista tem publicação semestral e Qualis B2 na área de Educação.

O prazo médio de avaliação dos textos é de 90 dias.

 

Políticas de Seção

Artigos

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Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Editorial

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Sumário

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Apresentação

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Normas de publicação

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revista Completa

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Revista Completa

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos (Fluxo Contínuo)

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Artigos (Dossiê)

Editores
  • Quezia Tosta - Secretaria Executiva
Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Relação de pareceristas Ad Hoc

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os artigos, dossiês e traduções recebidos serão submetidos a uma avaliação preliminar por parte da Comissão Editorial, que examinará se cumprem os requisitos formais. Após essa análise, serão encaminhados a pareceristas ad hoc, com título de doutor, que avaliarão a relevância do tema abordado para a área da Educação. Os pareceristas poderão recomendar a sua aceitação, recusa ou sugerir reformulações. 

A revista adota o sistema duplo-cego (blind review), de modo a assegurar que os nomes dos pareceristas permaneçam em sigilo, omitindo-se também perante estes os nomes dos autores.

A Comissão Editorial informa que o conteúdo expresso nos artigos publicados é de inteira responsabilidade dos seus autores. 

 

Periodicidade

A Revista terá periodicidade semestral e publicará:

I – artigos;

II – resenhas de livros;

III – dossiês;

IV – traduções inéditas de autores brasileiros e estrangeiros.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...

 

Sobre a Revista

A Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), tem por objetivos promover a divulgação da produção acadêmica sobre a educação nas suas múltiplas relações, além de contribuir para debates de questões relacionadas com o contexto educacional em suas diferentes dimensões.

 

Indexadores e Bases de Dados

Nacionais

DIADORIM

EDUBASE (UNICAMP)

PORTAL IBICT 

PORTAL PERIÓDICOS CAPES

Portal de periódicos UFES (http://peridicos.ufes.br)

Educa - base de dados UFMG

Internacionais

Directory of Open Acess Journal (DOAJ, Suíça)

LATINDEX (México)

 

Taxas para submissão e publicação de textos

A Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, não cobra nenhuma taxa por textos publicados e submetidos para avaliação, revisão, publicação, distribuição ou download.

The Revista Cadernos de Pesquisa em Educação, not charge any fees for published texts , and also by submitted for evaluation, review , publication , distribution or download.


 

Declaração de Direito Autoral

Os artigos submetidos a revista Revista Cadernos de Pesquisa em Educação estão licenciados conforme CC BY. Para mais informações sobre essa forma de licenciamento,  consulte: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0

A disponibilização é gratuita na Internet, para que os usuários possam ler, fazer download, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou referenciar o texto integral dos documentos, processá-los para indexação, utilizá-los como dados de entrada de programas para softwares, ou usá-los para qualquer outro propósito legal, sem barreira financeira, legal ou técnica.

1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

3) Autores têm permissão para publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.