A PARCERIA ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO

Autores

  • Morgana de Fátima Agostini Martins Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Priscila de Carvalho Acosta Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Gabriela Machado Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v0i43.14308

Resumo

RESUMO: Escola e família constituem dois contextos responsáveis pela educação da
criança. A parceria entre essas duas instituições podem trazer benefícios na escolarização
do aluno com o Transtorno do Espectro do Autismo. O presente artigo tem como objetivo
demonstrar que tanto a família quanto a escola podem se beneficiar desta interação,
refletindo dessa forma no desenvolvimento do indivíduo. Foi realizada uma revisão da
literatura, levando em conta as necessidades das famílias e suas dificuldades em conseguir
lidar com o quadro e o estresse gerado pelas características peculiares do transtorno. No
decorrer do artigo serão apresentadas as atribuições da escola, assim como suas
contribuições nesse processo.

 


ABSTRACT: School and family are two responsables habitats for kids education. The
partnership between them can bring benefits to the student learning who suffers from
Learning Disorder Autism. The aim of this article is to show that as the family as the school
can beneficit from this interaction, reflecting this way in the character’s development. It was
made a literature review taking in to account the family needs and its difficulties in dealing
with the situation and the stress gotten by the disorder characteristics. During the article will
be shown the school role as its contributions in the process.
Keywords: Learning Disorder Autism. School Inclusion. Family

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Morgana de Fátima Agostini Martins, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)







Referências

AIELLO A. L. R. Família inclusiva. In: PALHARES, M.S e MARINS, S.C.F. Educação Inclusiva. São Carlos: EdUFSCar. 2002.
ALCANTARA, S. K; FRIGHETTO, A. M; SANTOS, J. C. Autismo: Os Benefícios da Interação Professor/Aluno/Família. Nativa - Revista de Ciências Sociais do Norte do Mato Grosso, v. 1, n. 2, 2013.
AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais DSM-5. Artmed, ABP: Associação Brasileira de Psiquiatria. 2013.
BACKES, B. Regressão da linguagem, desenvolvimento sociocomunicativo e perfil sintomatológico de crianças com transtorno do espectro autístico. 2012. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós Graduação em Psicologia) – Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2012.
BOSA, C. Autismo: intervenções psicoeducacionais. Revista Brasileira de Psiquiatria, v. 28, n. 1, p. 47-53, 2006.
CAMARGO, S.; BOSA, C. Competência social, inclusão escolar e autismo: Um estudo de caso comparativo. Psicologia: Teoria e Prática, v. 28, n. 3, p. 315-324, 2012.
CUNHA, E. Autismo e Inclusão Psicopedagogia e práticas educativas na escola e na família. 1ª ed. Rio de Janeiro: Wak editora, 2009.
CYRINO, L. A. R.; ALVES, A. C. M.; PARISOTTO, C. H, M. Transtornos De Aprendizagem: O Autismo Infantil no Âmbito Escolar. Revista Científica CENSUPEG, nº. 3, p. 2-13, 2014.
DESSEN, M; POLÔNIA, A. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Paidéia, 17 (36), 21-32. 2007.
MENEZES, A. Inclusão escolar de alunos com autismo: Quem ensina e quem aprende? 2012. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2012.
MINATEL M. M; MATSUKURA T, S. Familiares de crianças e adolescentes com autismo: percepções do contexto escolar Revista Educação Especial. Santa Maria. v. 28, n. 52, p. | maio/ago. 2015.
PIMENTEL, A. G. L. Autismo e escola: perspectiva de pais e professores. 2013. p,79 Dissertação (Mestrado em Ciências – área de Concentração: Comunicação Humana) – Programa de Ciências da Reabilitação, Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, 2013.
SCHMIDT, C.; BOSA, C. Estresse e auto-eficácia em mães de pessoas com autismo. Arquivos Brasileiros de Psicologia, v. 59, n. 2, p. 179-91, 2007.
SCHMIDT, C.; DELL’AGLIO, D.; BOSA, C. Estratégias de coping de mães de portadores de autismo: Lidando com dificuldades e com a emoção. Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 20, n. 1, p. 124-131, 2007.
SCHULTZE, F. C; NELMA, B. Relações Entre Família, Escola e Atendimento Educacional Especializado (Aee) no Contexto da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva: Uma Experiência na Rede Municipal de Joinville (Sc). In: XI Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2013. Curitiba. Pontifícia Universidade Católica do Paraná, p. 10100-10111.
SCHWARTZMAN, J. & ARAÚJO C. Transtorno do espectro do autismo: Conceito e generalidades. São Paulo: Memnon, 2011.
SEMEMSATO, M.; SCHMIDT, C.; BOSA, C. Grupo de familiares de pessoas com autismo: Relatos de experiências parentais. Aletheia, v.32, p. 183-194, 2010.
SERRA, D. Autismo, família e inclusão. Polêm!ca, revista eletrônica, v. 9, n. 1, p. 40 – 56, 2010. Disponível em: http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/polemica/article/view/2693/1854. Acesso em: 19 de agosto, 2015.
SIFUENTES, M.; BOSA, C. Criando pré-escolares com autismo: características e desafios da coparentalidade. Psicologia em estudo, v. 15, n. 3, p. 477-485, 2010.
SOUZA, P.; ALVES, P. Dialogando sobre o autismo e seus reflexos na família: contribuições da perspectiva dialógica. Revista de Psicologia da Criança e do Adolescente, v. 5, n. 1, p. 223-230, 2014.
TRAVERSINI, C. Processos de inclusão e docência compartilhada no III ciclo. Educação em Revista, v.28, n.2, p.285-308, 2012.
VIRUÉS-ORTEGA, J. Applied behavior analytic intervention for autism in early childhood: me ta-analysis, meta-regression and dose-response meta-analysis of multiple outcomes. Clinical Psychology Review, v. 30, n. 4, p. 387-399, 2010.
ZANON, R.; BACKES, B.; BOSA, C. Identificação dos primeiros sintomas do autismo pelos pais. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 30, n. 1, p. 25-33, 2014.

Downloads

Publicado

31-07-2016