O INSTANTE FECUNDO: OU SOBRE O TEMPO, O ACONTECIMENTO E A APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.22535/cpe.v22i45.19026Resumo
O presente trabalho se propõe a pensar o tempo como uma ritmação de inventivo fluir e não apenas como uma sequência de instantes a afirmar uma repetição ritual da vida e um destino à realidade. Assim, discutimos brevemente sobre construções filosóficas, científicas e religiosas do conceito do tempo para, depois, passarmos a pensá-lo como sendo processo inventivo tomado em acontecimentos capazes de, ainda que sutilmente, mudar o ritmo da realidade. Nesse sentido, pensar o tempo e a realidade coincide com as reflexões em torno dos processos de aprendizagem e, nesse sentido, apresentamos o pensar sobre o tempo-invenção-aprendizagem nos trabalhos de Henri Bergson, Gilles Deleuze e Virgínia Kastrup. Concluímos convidando ao desafio de pensar os acontecimentos – e a novidade neles emergentes – não como um erro a ser expurgado, mas como uma realidade a ser problematizada.
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Referências
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