O INSTANTE FECUNDO: OU SOBRE O TEMPO, O ACONTECIMENTO E A APRENDIZAGEM

Autores

  • Eduardo Simonini Universidade Federal de Viçosa/MG
  • Mirtes Aparecida dos Reis Guimarães Universidade Federal de Viçosa/MG

DOI:

https://doi.org/10.22535/cpe.v22i45.19026

Resumo

O presente trabalho se propõe a pensar o tempo como uma ritmação de inventivo fluir e não apenas como uma sequência de instantes a afirmar uma repetição ritual da vida e um destino à realidade. Assim, discutimos brevemente sobre construções filosóficas, científicas e religiosas do conceito do tempo para, depois, passarmos a pensá-lo como sendo processo inventivo tomado em acontecimentos capazes de, ainda que sutilmente, mudar o ritmo da realidade. Nesse sentido, pensar o tempo e a realidade coincide com as reflexões em torno dos processos de aprendizagem e, nesse sentido, apresentamos o pensar sobre o tempo-invenção-aprendizagem nos trabalhos de Henri Bergson, Gilles Deleuze e Virgínia Kastrup. Concluímos convidando ao desafio de pensar os acontecimentos – e a novidade neles emergentes – não como um erro a ser expurgado, mas como uma realidade a ser problematizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Simonini, Universidade Federal de Viçosa/MG

 

 

Referências

Protocolo de Vigilância Epidemiológica da Difteria. Disponível em: http://www.vigilanciaemsaude.ba.gov.br/sites/default/files/vigilancia_epidemiologica/imunopreveniveis/arquivo/2013/03/31/Protoloco%20Difteria%20revisado%2022032012%5B1%5D.pdf. Acessado em 23 de setembro de 2015.

DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS: GUIA DE BOLSO.Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/doencas_infecciosas_parasitaria_guia_bolso.pdf. Acessado em 24 de setembro de 2015.

SÃO PAULO, Edgar De Bortholi Santos. Estimativa da Prevalência de Anticorpos Antidiftéricos na População do Município de São Paulo, em Amostragem Populacional Estratificada, Randomizada por Sorteio Aleatório e Coleta Domiciliar. 2003. 30 pg. Dissertação de mestrado (Pós – Graduação em Infecções e Saúde Pública) - Instituto de Pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.

Downloads

Publicado

31-07-2017