Um sujeito em processo de tornar-se objeto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.47456/rf.v2i18.14507

Resumo

Este ensaio se propöe a analisar os princípios do corpo pré-expressivo tomando aspectos da teoria da imagem de Roland Barthes (sistema semiológico duplo, sentido obtuso e Punctum) como ponto de partida, possibilitando uma compreensäo diferenciada do processo de comunicaßäo entre atores e espectadores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauricio Schwab Veloso, Friedrich-Alexander Universität Erlangen Nürnberg

Diretor e ator de teatro, Mestre em Teatro na Freie Universität Berlin, Alemanha, Doutorando na Friedrich-Alexander-Universität Erlangen-Nürnberg e Bacharel em Teatro na Universidade de Sao Paulo.

.

Referências

Barba, Eugenio & Savarese, Nicolai. A arte secreta do ator. Dicionário de antropologia Teatral. Editora Hucitec & Editora da Unicamp; Campinas, 1995.

Barthes, Roland. Mitologias. DIFEL Difusão Editorial S. A; São Paulo, 1982.
_____________ A câmara clara. Notas sobre a Fotografia. Editora Nova Fronteira; Rio de
Janeiro, 2015.
_____________ O óbvio e o obtuso. Edições 70; Lisboa, 2015.

Burnier, Luis Otávio. A arte de ator: da técnica à representação. Editora da Unicamp;
Campinas, 2001.

Ferracini, Renato. A Arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Editora da
Unicamp; Campinas, 2001.

Kolesch, Doris. Roland Barthes. Campus Verlag; Frankfurt/Main, 1997.

Richards, Thomas. Trabalhar com Grotowski sobre as ações físicas. Editora Perspectiva; São
Paulo, 2012.

Röttger-Denker, Gabriele. Roland Barthes zur Einführung. Junius Verlag; Hamburg, 1989.

Downloads

Publicado

30-12-2017

Como Citar

Veloso, M. S. (2017). Um sujeito em processo de tornar-se objeto. Revista Farol, 13(18), 111–122. https://doi.org/10.47456/rf.v2i18.14507

Edição

Seção

Artigos